8.2.08

Efeito Borboleta II


Queria escrever sobre outras coisas boas. Havia algum tempo que eu não falava com uma pessoa super especial. Esse cara foi meu mestre (honey) criativo, que me ensinou a fazer roteiros, a ordenar os pensamentos, a despertar a minha criatividade que estava meio “bela adormecida”. Na verdade, ele tentou dar método e asas ao meu caos criativo. Ele sabe que foi muito mais que isso na minha vida, mas o texto precisa fluir. Estou comentando sobre o papo com ele para justificar um fato que ando observando com certa regularidade: a "interconectividade" da vida. A gente sempre ouve falar que as ações são interligadas - a velha história de que quem planta o bem, colhe o bem -, a gente vê isso nos filmes, mas quando podemos sentir certas ações conectadas na nossa própria história, é preciso parar para saborear o momento. A física estava certa quando teorizou na Lei de Newton que a toda ação há sempre uma reação igual e oposta. E vejo que subjetivamente - nas coisas da alma - ela pode acontecer no mesmo instante, no mesmo dia, semanas ou anos depois. Parei para pesquisar sobre o Efeito Borboleta e encontrei a seguinte explicação:

"Efeito borboleta é um termo que se refere às condições iniciais dentro da teoria do caos. Este efeito foi analisado pela primeira vez em 1963 por Edward Lorenz. Segundo a teoria apresentada, o bater de asas de uma simples borboleta poderia influenciar o curso natural das coisas e, assim, talvez provocar um tufão do outro lado do mundo".
Pois então, voltando no tempo... Mestre honey foi super honey comigo. Porque às vezes ele é punk-rock, quem conhece, sabe. Contei a ele que estava indo ao Projac para a estréia da novela Beleza Pura. E ele mandou recomendações à autora da novela Andréa Maltarolli, que faz sua estréia em vôo solo. Como eu sempre brinco com ele de Seu Mestre Mandou...fui até ela, saltitante. Que graça de pessoa eu conheci naquele instante! Ela foi absolutamente simpática comigo. Contou que também era jornalista e que, assim como eu, tem paixão pela escrita, por desenvolver histórias e seus personagens. Concordamos que o jornalista tem um olhar diferenciado, crítico e objetivo sobre os acontecimentos, dando ensejo para a criação mais real dos arquétipos dos personagens. Falei que o curso de roteiro me estimulou a criar crônicas no blog – é o que venho tentando fazer – então, ela pediu o endereço do Bibidebicicleta, porque disse que “se amarra” em ler blogs. Eu fiquei como? Vocês já devem imaginar, não é? Então, pelo sim, pelo não, resolvi contar essa história hoje. Caso a Andréa passe mesmo por aqui, vai encontrar esse afago e meu desejo de uma estréia maravilhosa. Essa profissão é super complicada, gente: mercado super fechado a novos talentos, texto que acaba influenciando a vida e o cotidiano de muitas pessoas. Responsabilidade pesada sobre os ombros. Mas tenho certeza de que tudo vai dar certo, porque a vibe da escritora é boa demais! Estou torcendo por ela!


Foto: Rogério Gomes (diretor), Andréa Maltarolli (autora) e Silvio de Abreu (supervisor de texto)

O blog vai ganhando vida própria e as minhas idéias, terrenos férteis. Já quis parar de escrever, por não compreender a funcionalidade dos meus textos. Porém, encontros como este me dão forças para continuar criando. Pra você e pra mim. Porque hoje, amanhã, semanas ou anos depois, esse tal de Efeito Borboleta das letras, sentimentos e expressões vai bater asas e eu vou sentir a boa reação da ação plantada.

"Então anotem a dica: Beleza Pura estréia dia 18/02 às 19 horas na Globo. Vários atores e atrizes que fazem o meu ofício mais divertido e mais feliz".

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Bibi,

teu blog é uma graça, parabéns! E obrigada pela delicadeza comigo e com a novela.
Andrea