23.4.08

Coisas de Laurinha...

Foto:Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr


Ainda sobre os causos. Gosto muito de contar histórias de família aqui. As mais incríveis, fantásticas e extraordinárias aconteceram e acontecem com a minha. Sempre tivemos o hábito de nos reunirmos em festas e viagens dos mais diferentes tipos. Assim, juntamos muitos assuntos para rir da vida e também uns dos outros. Nada de especial. Só fatos inusitados que nos destacam dos demais. Só isso. Por exemplo, já contei aqui que a minha mãe dormiu em uma lápide no cemitério. Achei que isso fosse arrancar gargalhadas, mas causou estranheza em algumas pessoas. Para nós, foi fato natural. Coisa de quem gosta de resolver os problemas no improviso, sem fazer mal a ninguém, sem perder muito tempo e, aparentemente, sem perder a compostura. Ou quase.

Da minha mãe eu sei muito pouco, basicamente o que vivemos juntas. Ainda levo uns sustos quando ela deixa escapar certas frases. Ontem, por exemplo.

Bibi – Mãe, você viu o ensaio do Roberto Pompeu de Toledo na Veja dessa semana?
Mãe – Não, sobre o que é?
Bibi – É sobre o Gabeira.
Mãe – Ah, sei, ele vai ser candidato à prefeito do Rio, não é?
Bibi – É. Qual a sua posição sobre ele?
Mãe – Ele sempre foi meio maluquete. Trabalhei com ele no jornal...

*Maluquete para a minha mãe é qualquer pessoa que destoe do lugar comum. Para ela, eu, por exemplo, sou excêntrica. Já para os meus amigos de trabalho, eu estou mais para santa. Talvez...

Eu não posso imaginar a minha mãe, retrato da candura e representante da época do recato, trabalhando ao lado do Gabeira. Há décadas ela guarda essa informação. Tudo bem, não é relevante, mas já posso imaginá-la um pouquinho mais rock’n’roll do que ela geralmente se apresenta. Bem, ela também foi contemporânea do Itamar Franco. Veja você que a coisa pode ficar pior. Eu, por exemplo, estudei com a Samara Felippo e com o Marcelo e o Vinícius Falcão, do Rappa; fiz faculdade com o Léo Jayme e com a Narcisa Tamborindeguy, dentre outras figurinhas. Fico aqui imaginando o que mais o futuro pode reservar em relação às personalidades que passaram pela minha vida no tempo de formação?Porque até agora...

Outra dela. Meu pai estava há alguns dias internado por conta de uma cirurgia. No final da internação, a solidão do quarto foi quebrada pela chegada de um companheiro de estaleiro. O cara devia ter entre 50 e 60 anos. Chegou de peito estufado, mas sem fazer muita confusão. Antes da gente chegar no quarto, ele já havia conversado com meu pai. Colocou a mala em cima da cama e ficou a olhar o local à esmo, um pouco agitado. Minha mãe, querendo ser simpática e deixar o cara mais a vontade, começou a puxar um papinho, um dedinho de prosa, como sempre faz. No quarto estavam: eu, uma amiga, o namorado da época, meu pai e ela.

Mãe – Olá senhor!
Cara – Oi!
Mãe – Qual o seu nome?
Cara – Fulano.
Mãe – Tá aqui por que?
Cara – Eu?! Vim operar a...a pro...a popopo....
Mãe – Ah, a próstata? Sei...
Ela tentou salvar o cara, mostrando intimidade e naturalidade com o assunto.
Cara – É isso, a próstata, a próstata!
E saiu voando do quarto, dizendo que ia fumar!
Meu pai, que até aquele momento estava quietinho, resolveu se manifestar.
Pai – Tá vendo?! Quis bancar a simpática, entrou pelo cano! Ele não vai operar a próstata. Vai é trocar a prótese peniana!

Desce o pano rápido!


Mas esperem, porque ainda tenho muitos Casos de Família para contar!

9 comentários:

Saulo disse...

"Coisas de laurinha"
Essa expressão é muito minha!!!
Rainha da sucata marcou minha infância..." Sucateiraaaa!!"
Quando ficar bem velhinho vou assumir com orgulha a "melô do parkinsoniano": "Seu corpo estremesse e já não consegue parar... ê, eô, eô..!!!"

Saulo disse...

tô rindo muito só de imaginar o Tio Tom falando isso! rsrsrrrsrsrs

Anônimo disse...

Xii.. agora q eu descobri isso aki não deixarei mais de acessar...

Bjuss, Anne.

Anônimo disse...

Parabéns Bia, tá show o blog!

[esqueci de falar o principal.. rsrs]

Anônimo disse...

Oi amigaaa! atendendo a pedidos cá estou eu!!! rsrs E se a senhorita não sabe, estou sempre por aqui, xeretando seu cantinho... ahaha
Saudades imensassss
Bjosss :)
P.S: Sua mãe realmente acha que vc é uma santa no trabalho?? :p

Bia Bomfim disse...

Passei mal com a história da prótese!!!! hahahahahahaha Então, não é só seu pai q é figura, sua mãe tb é. Outra coisa, menina, vc já estava na midia desde a escola, né?! Nem te ligo, eu estudei com a Juliana Galvão, tá?! Besta... :P Beijinhos!!!

V. Raner disse...

HAHAHAHAHAH muito bom! A-do-rei a das próstata!
Finalmente to dando sinal de vida, porque tá difícil, você sabe..

Eu estudo com um monte de gente que ainda não é famosa.. Ainda! A começar em mim .. hahahaha =)
beeeeeeeeeeeeeeeeeeijos

Anônimo disse...

Biaaaaa
ótimo!!! ahaha Figura, sempre.
Beijos!!

Anônimo disse...

Carol quer postar