21.7.08

Meu Amigo Carecone

"O prazer dos banquetes não está nos pratos, mas nos amigos que nos acompanham à mesa."


No post anterior, coloquei uma foto bastante antiga, mais cheia de significado, e uma mais recente, que considero bem divertida, como eu me sinto quando estou com os meus amigos: shine happy people. Achei que o Dia do Amigo fosse se resumir a troca de mensagens carinhosas. O que, aliás, teve bastante, graças a Deus!

"Amigos são como sutiãs: perto de seu
coração e lá para
apoiar".


Gosto de um pedaço de letra de música que diz: “Que o dia está nascendo e nos chamando para curtir com ele”. A minha versão é que enquanto o dia não termina, ele está sempre te chamando para curtir com ele. Assim, o meu Domingão do Amigão começou, na verdade, às 17 horas.

"Viver sem amigos é como tentar tirar leite de um urso para o café da manhã. Dá muito trabalho e não vale à pena." (Zora Neale Hurston)


Toca o celular. Eu lanço um olhar de tensão para ele. Eu tinha saído do banho a menos de cinco minutos. Estava meio seca, meio molhada, meio vestida, meio pelada, o cabelo escovado para trás, mas mega molhado. Sorte que tenho poucos fios. Atendi, era ele: o Franitos, mais conhecido como Doutor Carecone...



"Um amigo é alguém que sabe a canção de seu coração e pode cantá-la quando você tiver esquecido a letra."


FLASHBACK


Franitos e eu nos conhecemos há uns dois anos e meio. Desde então, nos vemos quase todos os finais de semana. Um dia ou dois, pelo menos, e parece nunca ser demais. Ele é como eu: gosta de ajudar as pessoas, ri de tudo e qualquer coisa – e tem uma gargalhada que te faz rir dele e com ele – tem um humor inteligente, muito mais mordaz que o meu, é descolado, gosta de lugares simples com gente bacana, mas sabe apreciar as coisas que são um pouco mais elaboradas. Animado que só! E foi arrumar uma namorada que é igual a ele – guardadas as suas devidas diferenças e proporções, claro.

"Amigos são aquelas pessoas raras que nos perguntam como estamos e depois ficam à espera da resposta".(E.Crinningham)


Um dia, ele fez o convite mais mortal que alguém pode me fazer: vou passar na sua casa às oito da manhã de domingo, para você me ajudar a entregar uns cartazes. Era para eu dar na cara dele, não é? Que nada, levantei com olheiras e sorrisos e fui! Pegamos mais dois amigos e fizemos um périplo por lindas paisagens nas favelas da zona norte carioca. Foi lá que comi o melhor café e pão com manteiga na chapa dos últimos tempos. Cachorro solto, criança correndo com pé no chão, guardanapo daqueles de papel grosso de forrar a mesa, local com vista para a linha do trem lá longe, a Onça de salto alto tentando se equilibrar no chão irregular do caminho. Muita gente dando bom dia e com sorriso no rosto. Foi um dia especial. E ao final dele, o Carecone solta a frase que marcou o nosso evento: “Eu fico aqui pensando em como estaremos daqui há dez anos. Se já estaremos casados, se teremos família ou bom emprego. Só sei que daqui há dez anos quero estar com vocês, ter esses mesmos amigos, lembrar de momentos assim”. Bom, pelas minhas contas, essa frase tem exatamente um ano. Outras pessoas tiveram a missão de entregar cartazes domingo de manhã. E nós permanecemos juntos.

FIM DO FLASHBACK

"Depois de algum tempo você aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias, e o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida." (Shakespeare)



Eu não estava pronta, mas atendi o celular.
Franitos Estou aqui em baixo, desce!
Bibi Já vou...

"A amizade é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro". (Platão)


Saí despenteada, com a calça mais larga na cintura (estou mais magra EEEEE), cabelo penteado para trás e carregando a bolsa no pescoço, enquanto acabava de amarrar o tênis. Ganhei dois ingressos para o camarote vip da Placar no Maracanã. Chamei o Franitos para dividir o momento comigo. O jogo era Flamengo e Vitória. Voltei a usar uma camisa que já estava com cheiro de guardada. O futebol voltou de vez à minha vida! UHU!

"A glória da amizade não é a mão estendida, nem o sorriso carinhoso, nem mesmo a delicia da companhia. É a inspiração espiritual que vem quando você descobre que alguém acredita e confia em você". (Ralph Waldo Emerson)


Perto do estádio, fizemos uma pequena caminhada. Vimos um guardador com um cinto preto transpassado pela camisa branca. Tomamos um susto! Caramba, o guardador é Vascaíno, que louco! Ao chegar mais perto, percebemos o equívoco, ainda assim a gente acho que a qualquer momento aquele mané ia apanhar sem motivo. Entramos no templo do futebol, sem fila, uma hora antes da partida. O camarote ficava do lado oposto ao que entramos e andamos, andamos, andamos com a torcida gritando, animada. Ele quis correr para chegar logo. Mas só depois daquela caminhada é que tivemos noção de como o Maraca é grande! O Franitos ainda falou: “Se a Bibi estivesse de bicicleta”. Hohoho

"A amizade é um amor que nunca morre". (Mário Quintana)



A nossa posição era exatamente em cima da Raça Fla, a torcida mais animada que já vi na vida! Ao ouvir as novas canções (para mim são novas, porque a minha história com o futebol teve um hiato de mais de cinco anos), ao ver as coreografias, a galera animada, o ambiente descontraído, fiquei totalmente em transe! Arrepiante! Quantas mulheres voltaram a freqüentar as arquibancadas, uma beleza! Gritaram o nome do Obina no fim do primeiro tempo e eu falei alto: “por que ele não está jogando?”. Um guri de sete anos vira-se para mim com autoridade e diz: “porque o Obina só joga no segundo tempo, oras!”. Eu fiquei com cara de ignorante, olhando a marra daquele tampinha. Que coisa linda é uma partida de Futebol!

"Para conseguir a amizade de uma pessoa digna é preciso desenvolvermos em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos".


O Fla perdeu. Fez um gol que celebramos pulando, mas foi anulado em seguida. Ficamos no quase. Voltamos tranqüilos para o ponto de encontro. Passou o ônibus, mas corremos atrás dele. Mais rápido, mais rápido, pela rua. Eu olhando a cena e rindo de mim mesma. E segurando a calça, que teimava em cair.

"Amizade é o conforto indescritível de nos sentirmos seguros com uma pessoa, sem ser preciso pesar o que se pensa, nem medir o que se diz". (George Eliot)



Depois do jogo, nos encontramos com a namorada do Doutor Carecone, a Bia Bug, e jantamos num lugar bacaninha, para finalizar a noite do Dia do Amigo. Fizemos o brinde dos famosos (que termina com uma gargalhada forte e sem nexo, cena de novela). Também brindamos a novos projetos, sonhos, datas comemorativas e ao fato da gente se amarrar em ficar junto.

"Amigo é aquele que te diz "eu te amo" sem qualquer medo de má interpretação : amigo é quem te ama "e ponto". É verdade e razão, sonho e sentimento. Amigo é pra sempre, mesmo que o sempre não
exista". (Marcelo Batalha)

2 comentários:

Anônimo disse...

Muitas considerações a fazer:

1- Ele é legal mesmo, né? :)
2- Q bom q vc tb me acha legal.
3- Eu tb te acho muito legal!
4- Foi legal, né?

Beijinhos!

Anônimo disse...

Olá,

Acabei de visitar o site, onde cheguei através do Google. Nesta página, vi que um trecho de um texto meu, cujo título correto é "Amigo, Um Ensaio", é citado (sem problemas, ok?) sem o autor, e então resolvi enviar esta mensagem com o link para o texto na íntegra e citando o nome do autor correto.

Parafraseando meu próprio sobrenome, essa é uma "batalha" que enfrento desde 1996: o texto é de autoria de Marcelo Batalha, escrito em outubro de 1996. Esse texto fez muito sucesso e se espalhou pela rede (está hoje presente em mais de 500 sites e blogs espalhados pela internet, segundo os sites de busca), mas em alguns casos como "autor desconhecido" e até com nome de outros autores. Além disso, o texto vem sendo veiculado até de forma incorreta, com a diagramação errada e frases a menos ou a mais. Gosto sempre de avisar aos amigos blogueiros e deixar o nome do autor para que o erro não se espalhe, mas por causa dos copy-and-pastes é complicado mesmo, não se preocupe. Qualquer dúvida, veja o texto completo e correto em

http://www.geocities.com/marcelobatalha

Por favor, coloque o autor. Deixo um grande abraço, muito sucesso, uma vida sensacional, cheia de saúde e paz, são os votos de

Marcelo Batalha
Rio de Janeiro
batalha@cepel.br
http://www.geocities.com/marcelobatalha
http://divulgandotap.blogspot.com

----

Amigo, um Ensaio
(Marcelo Batalha)

Difícil querer definir amigo. Amigo é quem te dá um pedacinho do chão, quando é de terra firme que você precisa, ou um pedacinho do céu, se é o sonho que te faz falta.

Amigo é mais que ombro amigo, é mão estendida, mente aberta, coração pulsante, costas largas. É quem tentou e fez, e não tem o egoísmo de não querer compartilhar o que aprendeu. É aquele que cede e não espera retorno, porque sabe que o ato de compartilhar um instante qualquer contigo já o realimenta, satisfaz. É quem já sentiu ou um dia vai sentir o mesmo que você. É a compreensão para o seu cansaço e a insatisfação para a sua reticência.

É aquele que entende seu desejo de voar, de sumir devagar, a angústia pela compreensão dos acontecimentos, a sede pelo "por vir". É ao mesmo tempo espelho que te reflete, e óleo derramado sobre suas aguas agitadas. É quem fica enfurecido por enxergar seu erro, querer tanto o seu bem e saber que a perfeição é utopia. É o sol que seca suas lágrimas, é a polpa que adocica ainda mais seu sorriso.

Amigo é aquele que toca na sua ferida numa mesa de chopp, acompanha suas vitórias, faz piada amenizando problemas. É quem tem medo, dor, náusea, cólica, gozo, igualzinho a você. É quem sabe que viver é ter história pra contar. É quem sorri pra você sem motivo aparente, é quem sofre com seu sofrimento, é o padrinho filosófico dos seus filhos. É o achar daquilo que você nem sabia que buscava.

Amigo é aquele que te lê em cartas esperadas ou não, pequenos bilhetes em sala de aula, mensagens eletrônicas emocionadas. É aquele que te ouve ao telefone mesmo quando a ligação é caótica, com o mesmo prazer e atenção que teria se tivesse olhando em seus olhos. Amigo é multimídia.

Olhos... amigo é quem fala e ouve com o olhar, o seu e o dele em sintonia telepática. É aquele que percebe em seus olhos seus desejos, seus disfarces, alegria, medo. É aquele que aguarda pacientemente e se entusiasma quando vê surgir aquele tão esperado brilho no seu olhar, e é quem tem uma palavra sob medida quando estes mesmos olhos estão amplificando tristeza interior. É lua nova, é a estrela mais brilhante, é luz que se renova a cada instante, com múltiplas e inesperadas cores que cabem todas na sua íris.

Amigo é aquele que te diz "eu te amo" sem qualquer medo de má interpretação : amigo é quem te ama "e ponto". É verdade e razão, sonho e sentimento. Amigo é pra sempre, mesmo que o sempre não exista.

(Marcelo Batalha, 20 de outubro de 1996)