28.8.08

Passado a limpo


Passado a limpo

Naquele tempo o mundo parecia caber dentro da minha imaginação. Da janela do carro ou do ônibus, eu podia ser transportada para os lugares mais incríveis, mesmo que estes fossem os efetivamente já conhecidos. Eu não precisava de terra, mas de movimento.

Naquele tempo eu costumava tomar banho de mar. Desafiava as ondas até onde elas me parecessem apenas um montinho de água que não se quebra. Ou então, ficava sozinha à beira-mar, deitada na faixa de areia onde a água ia e vinha. Ali eu imaginava ilhas perdidas, navios piratas, aventuras a experimentar. Mas eu não precisava da areia, mas do balanço do mar.

Naquele tempo as estrelas não pareciam tão distantes, o céu não era o limite, a velocidade funcionava na cadência do pensamento ou da vontade. Bem mais que o tempo, o movimento estava além das horas ou das possibilidades. Ele era apenas a garantia de que era possível ir além. E eu não precisava de relógio, mas apenas da disponibilidade.

Naquele tempo as lágrimas eram de dor física; os beijos, de oi e tchau; a briga era apenas para ver quem chegava primeiro; as obrigações, equânimes; a diversão, garantida. O valor de uma amizade se encerrava apenas no companheirismo, garantido por um sorriso ou um olhar. E eu não precisava de papéis, apenas de sentimentos.

Hoje, eu acordo e me lembro daquele tempo. E gosto de saber que tudo está certo, cada coisa em seu lugar, cumprindo o destino descrito para mim. E me sinto feliz, porque estou em paz. A vida tem a sua cadência própria, a qual a gente não deve acelerar. Vivo esses pequenos instantes de alegria, aprendendo a saborear o doce e o amargo na medida certa de cada um. Sem eles, a receita desanda. E eu não preciso de fórmulas pré-fabricadas, mas apenas de um bom olhar.

5 comentários:

Anônimo disse...

Amigaaa q coisa mais linda! Acho q é o texto mais lindo e fofo q vc já escreveu! Palavras tão doces, texto leve e ao msm tempo profundo! AMEIIII!!!
Como sempre falo sou sua fã!

Amo vc!

Bjinhos

Beta Gorda!

Anônimo disse...

U-A-U!
O amor inspira mesmo...
Delicia de ler e de sentir.
Bj

floresemvoce disse...

Amei!!!!lindo e gostose de se ler.
bjs

Anne Katheryne disse...

"equânimes"?! Me mata de orgulho essa garota!! rsrsrs ;)

Sambeira disse...

o texto é belíssimo, mas não te dá saudades do tempo que a gente não fazia tantas expectativas a respeito das coisas?