25.12.08

Retrô 2008 Geral


Esse clima de fim de ano, já disse, não me anima muito. Mas sabe que ADORO fazer uma retrospectiva?! É como se a gente passassse o ano em revistas e, assim, temos noção de que embora o tempo seja relativo e pareça tão veloz, muitas coisas podem acontecer em 365 dias.

Eis os que me lembro:


* STF libera pesquisa com células-tronco embrionárias. Órgão também estende para o Legislativo e Executivo a resolução que proíbe o nepotismo no Poder Judiciário;
* Entra em vigor a Lei Seca e a Lei da Guarda Compartilhada de pais separados. O presidente sanciona a lei que aumenta a licença maternidade de quatro para seis meses (a medida, no entanto, tem que ser negociada com o empregador e só entra em vigor em 2010). Call Centers tem que se adequar à decisão que restringe à espera telefônica para atendimento em apenas um minuto.
* Barak Obama é eleito o primeiro presidente negro dos EUA, após uma disputa acirrada com Hillary Clinton, pela indição do partido, e com Jonh McCain, pelo posto de "homem mais poderoso do planeta".
* Clara Rojas é libertada das Farc e revê o filho Emanuel, que nasceu no cativeiro e foi retirado dos braços da mãe. Um tempo depois, Ingrid Betancourt também é resgatada após 6 anos no cativeiro.
* O filme brasileiro Tropa de Elite fatura o Urso de Ouro em Berlim. Antes de ser lançado, o longa já fazia sucesso no mercado pirata do país. Sandra Corvelone é eleita Melhor Atriz no Festival de Cannes, por Linha de Passe.
* Fidel Castro renuncia ao governo de Cuba após 49 anos no poder.
* Maria da Penha Fernandes, que inspirou a Lei Maria da Penha contra os abusos domésticos, é indenizada pelo Governo do Ceará.
* Uma brasileira ajuda nas investigações sobre prostituição, que culmina na queda do governador de NY, Eliot Spitzer.
* Mulher é presa em Goiânia acusada de torturar filha adotiva de 12 anos. Isabella Nardoni é atirada da janela do apartamento do pai e da madrasta. O caso, que comoveu o Brasil, ainda está rolando na justiça [entre tantos outros casos bárbaros de violência infantil].
* Epidemia de dengue no Rio traz caos ao Estado em Março. Em um só dia foram registrados mais de 2 mil casos da doença. No fim do ano, Bombeiros são recrutados para entrar na linha de combate para o extermínio dos focos do mosquito.
* A Tocha Olímpica vira alvo de protestos pró-Tibete
* O Padre voador desaparece no litoral de Santa Catarina, amarrado a balões. Um Operário cai em um poço de aproximadamente 25 metros e fica preso por mais de 30 horas, na região metropolitana de BH. José Francisco da Silva, de 63 anos, sai ileso.
* SP, RJ, SC e PR sofrem com terremoto de 5.2 na escala Richter [caso raro no Brasil]. Na China, trenores atingem 7.8 graus e milhares de chineses morrem.
* Austríaco é preso por abusar sexualmente e manter a filha por 24 anos presa no sótão de sua casa. O ex-banqueiro Salvatore Cacciola é extraditado e preso no Rio.
* O jogador Ronaldo Nazário se envolve em confusão com prostitutas e vai parar na delegacia. O Ex-PM Marcelo Silva e Susana Vieira se separam depois que a atriz descobre que ele mantinha uma amante. Meses depois, Marcelo é encontrado morto na garagem do apart-hotel em que morava, devido ao excesso de consumo de drogas.
* Brasil é considerado mercado de baixo risco para investidores internacionais. Dólar fecha abaixo de 1,60 pela primeira vez em quase 10 anos [depois volta a subir]. Crack nas bolsas brasileiras/ colapso na economia americana, levando o poderoso país a uma grande recessão.
* Marina Silva pede demissão do cargo de Ministra do Meio Ambiente. Gilberto Gil, tempos depois, deixa o Ministério da Cultura.
* Exército prende sargento gay em São Paulo, durante programa de Luciana Gimenez.
* Pinacoteca de São Paulo é assaltada e 4 quadros são levados.
* A antropóloga e ex-Primeira Dama Ruth Cardoso morre em São Paulo aos 77 anos. O empresário Arthur Sendas é assassinado no Rio. Morre o ator Fernando Torres.
* Bill Gates, da Microsoft, se aposenta e diz que vai dedicar seu tempo à filantropia. O I-phone, da Apple, chega [oficialmente] com sucesso ao Brasil.
* Pane em telefonia deixa SP sem acesso a internet [o caso atinge outros estados. Nesse dia, eu tive que voltar para casa, porque toda a empresa e suas sucursais sucumbiram ao bug]
* Os atletas brasileiros Maurren Maggi e Cesar Cielo brilham nas Olimpíadas de Pequim. O nandador Michael Phelps é o grande destaque da competição. O time do Fluminense perde a Final da Libertadores da América no Maracanã, para o time do Equador. Corinthians volta a primeira divisão do Campeonato Brasileiro, cujo vencedor é o. São Paulo, pela sexta vez. Figueirense, Vasco da Gama, Portuguesa e Ipatinga caem para a segunda divisão.
* Menino de oito anos ajuda a mãe no parto da irmã, de madrugada. Outro menino, de cinco anos, vestido de Homem-Aranha, resgatou um bebê de um ano e dez meses de dentro de uma casa em chamas, em SC.
* Seqüestro de Eloá e Nayara choca o Brasil com fim trágico. O menino João Roberto é morto por uma ação infeliz de policias, dentro do carro onde também estavam a mãe e o irmão, durante perseguição a bandidos. A absolvição dos militares gera indignação.
* Nas eleições para prefeito do Rio, Paes e Gabeira travam disputa histórica, onde o primeiro é eleito por uma quantidade irrisória de votos.
* Dado Dolabella e Luana Piovani terminam namoro com escândalo em boate, onde o ator bate na namorada e empurra a camareira que tentou apartar a briga. A camareira vai parar no hospital e o caso vai parar na justiça.
* Vale do Itajaí é arrasado por chuvas; assim como boa parte de Santa Catarina, que tem sistemáticos desmoronamentos. É decretado estado de calamidade pública. Vários mortos, muitos desabrigados e tantos outros que permaneceram isolados durante um tempo. As chuvas também arrasam o interior do estado do Rio e a região metropolitana de BH.
* Terroristas fazem ataques simultâneos na Índia.
* Mudança na cobrança do IR beneficia a Classe Média brasileira.
* Jornalista Iraquiano atira sapatos na direção de George Bush, presidente dos Estados Unidos em visita aquele país.
* Aumenta o número de brasileiros barrados na imigração da Espanha. Crise entre Equador e Brasil por causa da Odebrecht.
* Cerca de 15 anos depois, Madonna volta ao Brasil para uma série de shows. Também passaram pelos palcos brasileiros: Aerosmith, Seal, Michael Bublé, Queen, Rod Stewart, Bob Dylan, Earth Wind and Fire, Dave Matthews Band, R.E.M, Offspring, Maroon 5, Ben Harper, Scorpions, Iron Maiden, Joss Stone, Ozzy Osbourne, Marcy Gray, entre outros. Elton John já está confirmado para show no mês de Janeiro.
Casais que deram o que falar: Camelo e Mallu Magalhães; Madonna e Guy Ritchie; Luana e Dado; Grazi e Cauã; Angelina e Brad Pitt; Carla Bruni e Sarkozy; Degeneres e Portia;



3 comentários:

Anônimo disse...

Bibi, tem selinho pra vc lá no meu blog. Beijos!

Sah. disse...

ameiiiiiiiiiiiiiii!

foi a unica retrospectiva que tive o prazer de ler! ameii!

teve noticias aih q eu ateh pensei: gente! aconteceu isso?!!?!


hehehe!

bjooo fofaa

Anônimo disse...

Y viva la vida loca!