16.12.08

Sapato Nele!


A Lívia postou no Varanda um texto que começa assim:

"Sem apologia à violência, mas é impossível não concordar com a tentativa de sapatadas ao Bush. O jornalista iraquiano aproveitou o ímpeto de ousadia para desafiar o que ainda resta do presidente dos Estados Unidos. Pena que sua mira não é tão boa…"


Eu ainda não havia planejado escrever sobre o episódio aqui, mas não resisti a fazer o meu comentário lá e o trouxe para cá. Assim como a passagem da Madonna pelo Rio de Janeiro aos 50 anos saltitantes, concordo que o feito "sapatada no Bush" causa efeito em nosso tempo. Deve, portanto, ser registrado aqui no Bibidebicicleta.

A réplica para o parágrafo da Lívia [plus comments] foi:


Mira ruim? Primeiro: se fosse eu, era capaz de ter acertado o homem ao lado do Bush [o Primeiro-Ministro do Iraque, Nuri al-Maliki], a cabeça do coleguinha sentado à frente ou o segurança que guardava a porta dos fundos [nas duas tentativas, inclusive]. O Jornalista Iraquiano, Muntazer al-Zaidi, tal qual um primitivo homem das cavernas com a sua lança em punho, mandou o sapato na direção certa; tanto que o Presidente dos EUA teve que desviar da "arma letal e de destruição em massa [encefálica?]". Pelo menos o topete saiu do lugar e naquela hora não havia nenhum assessor do Pentágono para assuntos capilares de extrema urgência para a segurança nacional [lembra da cena que vazou em um dos seus pronunciamentos? O bonitinho sendo penteado? Cute Cute, Nhã NHã Nhã].

Segundo: o Jornalista Iraquiano pode não ter "chapuletado" o seu pisante na cabeça do Georginho Junior, mas acertou em cheio o que restava de sua dignidade [e do sorriso amarelo, dado como retribuição mais uma vez. O homem sorri tanto, que já deve estar com a jaqueta dentária gasta. A ordem deve ser: quando não souber o que fazer, sorri e acena, tal qual fazem com as misses]. Foi uma das despedidas de governo mais humilhantes dos últimos tempos [Isso porque a gente não pode descartar o caso Watergate, por exemplo]. Foi pior que o bye-bye do Bobby Pai Bush ou o folhetim latin lover western protagonizado por Will Clinton, o charuto mais rápido do Oeste.
A ousadia do Jornalista Iraquiano chega a me comover [e me dá tantas idéias para histórias e sagas...]. Que coragem a desse cidadão! Não tinha mais nada a fazer, a não ser esperar pelo minuto final, quando pôde marcar seu protesto contido, atirando contra o seu opressor a lembrança mais repressiva [corretiva e coercitiva] de seus tempos de infância: o sapato cantou, o couro comeu.
Pode-se dizer que o ato de atirar os calçados foi tão marcante quanto o tiro que matou JFK. Só que a bala acertou o alvo e os "pisantes" só feriram a alma [e a dignidade, que já estava à meia-sola mesmo]. Não seria tão bom, se não fosse
patético. Agora a pergunta que fica e que não quer calar: será que o sapato atirado pelo corajoso Jornalista Iraquiano Al-Zaidi Skywalker estava "carregado" no chulé!? Porque além de arma letal e de destruição em massa, o artefato poderia ter emanado gás tóxico! Quem se habilitaria a dar a primeira cafungada?

4 comentários:

Anônimo disse...

Que lindo, nossos blogs interagindo! Pior é que, depois que escrevi o post, li que o jornalista foi espancado e teve o braço quebrado. E isso feito pela própria polícia iraquiana! Que pena...

Saulo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Saulo disse...

Já jogou o joguinho que fizeram com esta imagem?!
Coisa típica de Brasileiro... tirar sarro das saias mais justas (sem o perdão da comparação infame!)!!!

Rev. Evaldo Beranger disse...

Já tinha rido muito com o comentário no Varandas. Aqui estou gargalhando, a barriga dói!
Só parei de rir com a informação aí em cima da Lívia. Braço quebrado? Será que precisava tanto? Não era melhor uma chinelada (ou sapatada) na bunda e tava tudo resolvido? Olho por olho, dente por dente, sapato por sapato. O Bush tava quites.
Bj
Bia