25.1.09

Valor da Vida

Foto: Guto Costa/http://www.gutocosta.com/

Tenho um amigo que já me perguntou: qual o valor de uma alma? Pergunta estranha, mas para nós, à época, ela fazia muito sentido. Hoje, eu me pergunto [e a vocês também]: qual o valor de uma vida?

Relutei um pouco em escrever que a Mariana Bridi, a modelo que teve mãos e pernas amputadas em função de uma bactéria e infecção generalizada [para quem estiver fora do Brasil e/ou começar a ler o Bibidebicicleta por aqui], morreu. Prefiro dizer que ela deixou a batalha honrosamente, ciente de ter feito todos os esforços para prosseguir. Mas essa guerra não era dela. E Deus achou por bem encerrar por ali aquele sofrimento. Eu acredito [e respeito os que pensam ao contrário] que Deus é o dono da vida e da morte. Ele é o relógio do tempo, o cronômetro da história, o marcapasso da existência. Quando nós ainda nem formulamos a pergunta, Ele já tem todas as respostas. Então, não há como indagar os motivos, mas apenas agradecer por uma vida que trilhou o seu caminho, uma menina que foi atrás dos seus sonhos, que ousou, que fez, que aconteceu e que terminou os seus dias deixando uma preciosa lição. Qual o valor de uma vida?

Quando nos deparamos com uma situação de tamanha fragilidade, é mais fácil a gente se olhar por inteiro e perceber a sorte de termos o nosso corpo funcionando [mesmo aqueles que não tenham todos os seus membros e órgãos com integridade. E isso eu posso falar com conhecimento de causa]. É mais um tempo de agradecer por dádivas que nem sempre nos damos conta. É muito mais fácil a gente agradecer por um presente, por um novo apartamento, pela chegada de um filho; que pelo ar que a gente respira e os pulmões que trabalham com toda potência. Saúde é um bem abstrato. E quando a gente começa a perdê-la [ou de alguém muito querido] é que nos questionamos: qual o valor de uma vida?


Quantas vezes eu já me agarrei a um travesseiro, tentando conter o som do choro?! Em algumas delas, o terror era tanto, que desejei a não-vida. Isso porque um dia entendi que a não-vida não é a morte, mas uma mudança radical em relação ao estado de coisas que haviam se estabelecido na minha existência. Mudar é uma tarefa muito pessoal e irrevogável quando se quer vida. E vida em abundância.

Não queria escrever esse post em respeito à dor de quem perdeu a Mariana. Mas a Mariana deveríamos ser todos nós, em muitos momentos em que nos entregamos covardemente em face a lutas do cotidiano. Lutas simples diante do desafio proposto a essa menina de apenas 20 anos. Não queria encarar a morte dessa moça como notícia, até que compreendi que ela é lição. O valor da vida está na valoração que damos a coisas simples, a dádivas divinas, aos bens abstratos, ao amor, que é o resumo e o princípio de tudo. É começo, meio e fim.
Dedico esse post ao J25 [que não conheço], lá de Minas Gerais, que deixou um comentário aqui no Bibidebicicleta pela primeira vez. Suas palavras “que com muita força (acredito) lutou pela vida até a morte”, me motivaram a pensar no valor da vida. E seu ato de deixar um recadinho, colocou um sorriso no meu rosto, mesmo em um tempo tão esquisito. Obrigada!

9 comentários:

GRAÇA TORRES disse...

MUITO LEGAL O QUE VC ESCREVEU, QUE ORGULHO DE SER SUA AMIGA.SÓ TENHO DIFICULDADE DE LER NO COMPUTADOR, VAMOS TRANSFORMAR ESSES LINDOS ESCRITOS EM LIVRO( POIS SÓ DO TEMPO QUE O PAPEL É MAIS AGRADÁVEL)

Anônimo disse...

É maravilhoso saber que ainda existem pessoas que usam exemplos do dia-a-dia para nos mostrar o amor de DEUS. Você é uma dessas, Bia. A lição de vida que essa menina que faleceu nos passou e ainda passa ajuda a pensarmos em nós mesmos, e quem sabe nos transformarmos em pessoas melhores. Como diria a Fafá, estamos em Obra constante, e o Senhor é o nosso arquiteto, e é bom saber que há pessoas que, dentro desse contexto de "construções", sempre têm uma palavra [mesmo que não dirigida à uma pessoa, mas a um público] de carinho de compreensão.

Parabéns pelo Blog. Parabéns pelos posts mas, esse, sobre O VALOR DA VIDA realmente me tocou.
Obrigado por ter sua amizade. Amo você, e que Deus te abençoe.

Sah. disse...

fofa... vejo seu blog antes de globo.com ou uol.... eu estava viajando e nao vi as ultimas noticias do brasil... serio que a modelo morreu?!! coitadinha....

obrigada pelas informacoes fofa!

Anônimo disse...

Olá boa tarde...
Os sorrisos e reflexões que você com arte, singeleza, humor, alegria, sentimento puro e outras cozitas más a mim faz (como um vício bom que aguardo sempre o momento de curtir), hoje foi de uma surpresa como aquelas deixadas como um chocolate delicio ao alcance das mãos ô trem bão sô...
Obrigado por dedicar um post a mim (que não conhece).
Acredito que Deus age de uma forma que desconhecemos e jamais poderemos compreender; muitas vezes questionamos, não aceitamos dizemos que é ou foi uma tragedia mas o controle é dele. Um uma simples tragedia que para nós seja, pode ser um comprimento de uma missão a qual muitas vezes não sabemos que fomos recrutados a cuprir; e só descobrimos quando com Ele encontrarmos. Tenho esperança que essa moça a Mariana possa ter encontrado o que você como eu já encontramos "Isso porque um dia entendi que a não-vida não é a morte, mas uma mudança radical em relação ao estado de coisas que haviam se estabelecido na minha existência." mas acredito que uma das suas missões foi com sua morte levar pessoas ao encontro ou relembrar o seguinificado da vida e porque não vida em abundância.
Ficha tecnica
Meu nome é Juliano
sou mineiro do norte de minas, tenho 36 anos
sou casado
Sem filhos
Que agora você já sabe um pouco que é...
Abraços

Bia Romero disse...

Bibi,
adorei este post. Tb escrevi no meu blog um texto sobre a morte da Mariana, mas não alcançou a profundidade do seu. Mas, o mais importante é que estou aqui pra te dar o parabéns pelo seu perfil, principalmente pela frase "Sou mais que vencedora". Levou lágrimas aos meus olhos nestes tempos em que ando quase ou sem fé. Que Deus a abençõe, lhe dê vida e vida em abundância. Beijos, Bia (ps.: vi que temos o mesmo nome).
Obs. Meu blog é: someaguafresca.blogspot.com

Saulo disse...

Andei alijado das notícias durante alguns dias e quando assisto o jornal recebo a triste notícia em seu desfecho. Lamento a morte desta jovem e não posso deixar de dizer que lamentaria também se ela sobrevivesse com tais amputações. Vale como alerta: saúde é bem primário!!

Bibi disse...

Vamos por partes: Graça, melhor elogio foi ter dito que tem orgulho das minhas linhas, tanto qto tem das do seu filho.
Bezito, você não é Ladir, mas é Mara.
Sah, me ler antes de ler os sites de notícia não pode. Mas me deixa envaidecida. O Brasil é um pouco mais sensível por aqui!
Juliano! Muito prazer! Agora o comentário tem uma forma, embora não tenha um rosto! hahaha Fiquei feliz com o replay!
Bia, volte sempre, a casa é nossa! Estou muito feliz de você agora ser uma Ciclista do Bibi! Pode me dar uma moral lá no seu blog. Fui visitar, mas não deixei recado. Ainda. Tenho muito a dizer...
Saulo, senti a mesma coisa...

Ana Martins disse...

Bibi querida,

Creio que o valor da vida é contarmos a história do AMOR. Mesmo quando ele parece não estar presente, lá ele está! Somos todos instrumentos/personagens dessa história. Não há bem ou mal que não leve ao amor.

Bia Romero disse...

Bibi,
adorei seu comentário no meu blog e volte a aparecer por lá porque seu blog já é um link. Como vc disse, te dando moral no meu blog, rs rs. Adorei o que vc escreve. Beijos