21.2.09

Carnaval

Como pode uma pessoa gostar e não gostar de Carnaval? Não sei direito como explicar, mas é isso o que sinto. Queria pular a parte do NÃO GOSTO, porque os motivos são peculiares e cansativos [assim como dizem que religião é o ópio do povo, o mesmo eu penso sobre uma vertente do Carnaval].
Assim como toda a moeda tem as suas duas faces, para mim a maior festa popular brasileira também tem. Não torço por nenhuma agremiação, mas AMO ir aos ensaios do Salgueiro. Ver gente, estar com amigos, ouvir uma bateria executando a música com muita dignidade, alegria e destreza e ouvir bons sambas. Gosto de bons sambas, com ritmo e letra morrendo de amores um pelo outro. Não gosto quando rola aquela homenagem a um monte de santo dos quais não sei o nome ou a que se destinam. Não gosto de samba atravessado, massante, repetitivo. Gosto muito das marchinhas. São melodias gostosas em letras que quase sempre te levam a uma boa historinha, à graça e graciosidade da vida.
Quando era pequena, a gente nunca "pulava" Carnaval. Mas, quando a viagem passava por Curitiba, a nossa turma batia ponto em uma daquelas cantinas que tem bandinha executando marchinhas. Eu me acabava de dançar com as "velhas", as companheiras de viagem. Minha tia Norma, que já morreu, tinha problemas no joelho, não tinha lá seu remelexo, mas ficava parada sacudindo os braços como uma galinha que tenta voar. Era bonito de se ver [juro!]. Outras coroas mais enxutas, cruzavam o salão ora estendendo a mão para o alto [tal qual comercial de desodorante], ora só andando de lá para cá, com a urgência que a música te impõe para entrar no ritmo. Todo mundo feliz. Todo mundo igual. Todo mundo suado de vinho e dança.
A bandinha tocava coisas boas e bem antigas, como:

"Domingo é dia de pescaria
Lá vou eu de caniço e samburá
Maré tá cheia, fico na areia
Por que na areia tem mais peixe que no mar..."
OU
"Você pensa que cachaça é água
Cachaça não é água não
Cachaça vem do alambique
E água vem do Ribeirão..."
OU

"Oh, Jardineira por que estais tão triste?
Mas o que foi que lhe aconteceu?
Foi a Camélia que caiu do galho
Deu dois suspiros e depois morreu"
OU
"Chiquita bacana lá da Martinica,
Se veste com uma casca de banana nanica".
Eram tantos...
Um dia, anos mais tarde, escutei um samba em plena avenida, que arrebatou o meu coração junto com a escola. Estava à trabalho no Camarote da Brahma e larguei a cobertura do evento, hipnotizada pelo que o samba da época fazia com a escola e seus componentes. O Ano era 2003 e a agremiação era Imperatriz Leopoldinense. Não era apenas um cantar com alegria. Era um teatro dos sentidos. Pode não ser o melhor samba de todos os tempos, mas é o que me desperta sensações. E que sensações deliciosas...

Nem todo pirata tem a perna de pau,
o olho de vidro e a cara de mau
Cobiça de ouro
Madeira, pedra e animais
São faces do primórdio da história
Que a imperatriz refaz

Foi-se o tempo, longe está
Pirataria de além mar
Vejam só a covardia
Parte dessa tirania
Era destinada aos Reis (aos Reis)

Os corsários portugueses
Franceses, ingleses, holandeses
Tudo que era saqueado
Protegido era levado
Ao domínio da nação

Nem todo pirata tem a perna de pau
Olho de vidro e a cara de mau!
Nem todo pirata tem a perna de pau
Olho de vidro e a cara de mau!

Hoje, a coisa ficou preta
Muito preta e com razão
Pirata se queixando de pirata
De terno e gravata na televisão
Pirateando CD, até a fé
O comércio e a nação

Mas hoje eu quero ser
Pirata do prazer
Dançando um baile com você
Mas hoje eu quero ser
Pirata do prazer
Dançando um baile com você

Vem meu amor, vem me beijar
Hoje eu tô que tô e você tá que tá
Vem meu amor, vem me beijar
Beijo escondido pra ninguém clonar


E HOJE eu tô que tô mesmo. Voltando do trabalho às três da manhã. Morta de cansaço do evento que fiz, mas cheia de vontade de dizer até daqui há alguns dias.

Um Carnaval cheio de esperanças reais em sentimentos que passam além da fantasia. Para os que brincam, tenham compaixão. Para os que ficam, busquem alegria no coração. Para os que partem, lembrem-se que o sorriso pode ser a melhor fantasia da ida e da volta. Para os que gostam de excessos, a lembrança das coisas de criança é um referencial que dá barato melhor que qualquer substância. Para os que me beijam, um beijo. Para os que me abraçam, um bem apertado. Para os que me lêem, um cheiro. Para o que espera pela minha volta... Eu vou voltar.

7 comentários:

floresemvoce disse...

Gostei, "sentimento" e "humano" aliados a uma boa história. Bem vinda de volta hehehehe.
Bjs

Anônimo disse...

to esperando
to esperando

Sah. disse...

bem... primeiro..

aiiii.. curitiba.... saudade!

segundo...

a pipa do vovo nao sobe mais.. a pipa do vovo nao sobe mais...

hehehe


terceiro.. sou uma das pessoas q vao esperar pela sua volta! hehe

aii... aqui ta tao chato.. como sabe.. nao tem carnaval... entao... ficarei ateh quarta ou quinta sem ter noticias de voces... humpf... ok neh! =/

hehe... ateh a volta... e desculpe os erros de portugues.. mas vc sabe q este teclado nao possui acentos neh?! hehehe


bjooooooo

Saulo disse...

"Oh abre alas que eu quero passar...!"
Jamais poderia imaginar que encontraria um "tunel do tempo" por aqui em pleno carnaval! Nossa!!! A última vez que estivemos no Madalosso foi em naquela viagem de carnaval à serra catarinense há mais de 10 anos. Como é bom saber que compartilhamos a nostalgia destas lembranças! "Olha a cabeleira do Zezé, será que ele é, será que ele é?!" Saudades d'outros carnavais!

Anônimo disse...

Eu gosto de carnaval. Mas gosto mais de sair da cidade nessa época... Cada um se diverte de um jeito.
Mas, se cair num bloco, vou dançar. De dedinho pra cima e tudo. E vamo que vamo, de olho na cabeleira do Zezé.
Vou a um chopp à fantasia amanhã. Vou de Batman e o Caio vai de Robin.
Viu? A gente gosta de Carnaval..rs
Não acho que alguém possa não gostar de carnaval. Só acho que cada um curte o carnaval do seu jeito.

E, no final das contas, tudo vale a pena quando a alma não é pequena.

É batido, é antigo, mas é verdade.

bjoooo

Bibi disse...

Voltei!
Assim que voltar à respirar normalmente, comento!
Mas estou voltando para a casa virtual!

Juliana Aquino disse...

Adoro marchinhas!!
Beijocas