28.2.09

Fluxo e Refluxo

( by antufev )

Acredito muito na frase que diz que "tudo tem o seu tempo determinado". Vivemos o fluxo e o refluxo da vida e precisamos saber acompanhar a maré dos acontecimentos. A onda que te empurra, também é a que te traga. A luz que te ilumina, também é a que te cega.

Não há ressentimentos, quando se vive o curso perfeito da história. Os minutos dos dias são encadeados como em uma única sinfonia. Então, não erre o andamento e nem os acordes. Treine, como se a execução fosse para valer. E faça valer, quando a execução for à vera - seja qual for a platéia.
O silêncio fala muito, mas é preciso saber ouvir. A mão que machuca, também pode ser a que educa. Oportunidade. O resultado da ação é que faz a diferença entre o aprender para ser melhor e o sofrer com cicatrizes invisíveis. Retroceder. Aprendi a sentir as oscilações e a me manter firme nas poucas posições que conquistei [maturidade]. Nenhuma dessas posições têm relação social ou até pessoal [interpessoal, talvez]; mas são valores internos.
Minha Mãe conta que ainda em tenra idade eu gostava de dizer: “tudo é vaidade, é correr atrás do vento”. Eu não me lembro de dizer isso, mas não duvido de ter dito. Sempre fui dada a frases fortes, de efeito. Daí você percebe que a inocente repetição infantil encerra em si grande sabedoria. Para à época, um som de boa embocadura. Destaque. Para hoje, um grande ensinamento. Lição.
Vejo em todas as coisas uma boa oportunidade. Quando se age com uma visão de conquista, os sobressaltos são avisos do tempo, dizendo que é hora de deixar de lado aquilo que te parece cômodo [ou que está mesmo na área de conforto]. Estou atenta aos clamores da vida, mas nem sempre sei como interpretá-los [e sou pega de surpresa, desprevenida]. São gritos que me chamam à existência de um plano maior. E eu tenho a necessidade da liberdade vigiada [liberdade organizada, para melhor me fazer entender].
A vida anda me chamando à aventura dos tempos. Não consigo perceber onde vou chegar, mas sigo caminhando. Não levada pela maré, mas pela força dos acontecimentos. Sabendo que o mar é grande, mas meu farol está apontado para a direção certa [meu porto seguro, que não fica na Bahia]. E tenho tanto ainda a desbravar... Quantas vontades, tamanhas idéias. Muitos sonhos, máximas expectativas. Aceito os bons e os maus presentes, mas quero, de tudo, o melhor. Dou de mim o que há de melhor, mesmo que não seja o suficiente, mas o necessário [o que é possível].
Não posso ser o que esperam de mim. Expectativas geram ansiedade. E esse tal vício da ansiedade tenho tentado deixar para trás. E todos os dias eu sou tentada nesse mesmo caminho. Crio cascas, tenho as feridas saradas, invento proteções e boas histórias. Escrever liberta. Viver positivamente, liberta. Esperar sempre pelo que é perfeito, escraviza. Oferecer além ou aquém, deseduca. Vivo o fluxo e o refluxo da vida... Sempre à espera do que a de vir. Um renascer. Nasço e renasço nos instantes em que a existência cala. E a vida fala ao meu coração.

2 comentários:

Ana Martins disse...

"Esperar sempre pelo que é perfeito, escraviza. Oferecer além ou aquém deseduca. Vivo o fluxo e o refluxo da vida... Sempre a espera do que há de vir. De um renascer. Nasço e renasço nos instantes em que a existência cala".
PENSAMENTO PERFEITO!
Isso é tamanha maturidade! para poucos que aqui estão - seres em alto grau de evolução!

Anônimo disse...

Acredito que a vida tem que ser vivida com intensidade. O duro é quando descobrimos (meu caso) deixamos muito para traz e o futuro mesmo que seja curto é uma consequencia das escolhas feitas lá tráz e é muito dificil mudar o que esta sendo feito, mesmo tendo a certeza de que mudar é preciso. E quando desejamos, creremos e tentamos mudar tem aqueles e aquelas coisas que nos impede.
"Não posso ser o que esperam de mim. Expectativas geram ansiedade. E esse tal vício da ansiedade tenho tentado deixar para trás. E todos os dias eu sou tentada nesse mesmo caminho." isso é o que tento fazer hoje mas é muito dificil.

Como sempre, belas palavras que nos faz refletir... obrigado