19.3.09

"Boa Noite"


CASOS DE FAMÍLIA

Estava lendo no quarto, com a porta aberta.

Minha Mãe na sala, assistindo ao jornal [acho que era Band ou SBT. Já era tarde para ser a dupla Bernardes & Bonner].

O noticiário termina com o tradicional "boa noite" com a voz poderosa do locutor. Eles sempre parecem caprichar na impostação ao se despedir do telespectador.

Imediatamente após, uma voz fina me desperta totalmente da leitura:

- Boa noite moço!

hahahaha Minha Mãe está se despedindo do locutor. E se levanta para desligar a televisão. Achei que isso era história dos tempos da "TV à lenha", mas ainda acontece! O "boa noite" dela anunciava o término dos trabalhos. Era hora de se recolher e ir para a cama.

Aqui em casa existe essa mania estranha de se anunciar o que vai fazer: vou fazer café, vou tomar banho, vou sair, vou fazer cocô. Como se isso fosse a legitimação do ato. Sem anúncio, parece que não aconteceu [direito]. Hoje, por exemplo, minha Mãe ficou o dia inteiro fora. Chegou em casa e me viu com um vestido bonitinho, cabelo penteado e perguntou:

- Tomou banho?
- Por que? Tá controlando meu banho agora? hahaha
- Não! Estou te vendo bonitinha.
- ???????

Não entendi a pergunta até agora. Taí, só pode ser a necessidade de anunciar que eu tomei banho. Mesmo! E se a gente não lava a mão? Ui! Oito anos de azar! É pior que quebrar um espelho:

- Já lavou a mãozinha?
- Já Mãe!
- Ah, mas lavou bem lavadinha?

hahahaha É sempre a mesma coisa. Acho que a preocupação é lavar meia mão! Ou apenas a mão que não abre a torneira, sei lá! Uma abre a tornei. Ação. A outra é levada até a água aberta. Reação. Uma fecha a torneira. Ação. A outra se balança para secar ao natural. Reação.

Voltando ao caso do "boa noite" do apresentador do jornal, eu larguei a leitura totalmente de lado. E ri. Sozinha. Minha mente voltou a um passado distante. Minha Mãe tinha uma tia, que já bem velhinha, resolveu dizer que era namorada do Boris Casoy. Ela já devia ter uns 100 anos. Sem exagero. Ela esperava ávidamente pelo começo do jornal. "Moça" recatada e de boa família, a Tia da Minha Mãe colocava um lençol em frente ao aparelho de TV para mudar de roupa. O "namorado" não podia ver! E ficava toda linda, esperando o começo do noticiário. Lembro sempre das touquinhas que ela mesma tricotava. Sua única distração diurna. A notura era esperar naquela janela [a tela] pelo "boa noite" do Casoy.

Era surda como uma porta, tadinha. Mas o "boa noite" do começo e o "boa noite" do final do noticiário, por um milagre, ela sempre ouvia. E respondia, feliz, feliz, acenando tímidamente com a cabecinha. E dormia alegre e desdentada. Guardava o sorriso num copinho com água, para a "visita" do dia seguinte.
Convivi pouco com ela. Mas lembro de passarmos umas semanas juntas nessa época do namoro. Eram duas crianças. Ela me olhava e sorria com seus dois olhos azuis. Lindos. Atentos. Cheios de doçura. Ela achava tudo engraçado. O que, eu não sei. Mas eu ria com ela. Pra ela. Ganhei uma touquinha de crochê rosa. Não sei mais onde está. Mas é o tipo de presente que não se esquece. Uma maneira de dizer que gostava de mim.

Ela deu seu último "boa noite" com 103 anos. "Namoraram" bastante. Ela na cadeira de balanço, cobrindo as pernas. Ele na tela, sempre "a olhar" para ela.

21 comentários:

Sah. disse...

dei uma olhada ontem de manha e nao tinha tantos posts assim! menina! perdi tudo isso!

sobre as historias de amor... adoraria que voce contasse a minha! hahahaha, brincadeira...

sobre tua mae e tua tia... minha avoh eh assim tbm! nao esquenta nao! ela sempre da o tal do Boa Noite....


e sobre o assunto do: "voce tomou banho"? euuu acho... q ela soh quer puxar papo com voce... minha avoh eh assim tbm! hahahahha


bjoooo foffaaa

Eliane Santos disse...

Lendo seu post e lembrando da minha família lá no É Tudo Verdade, me deu a sensação de que a vida já foi mais simples... e a gente complicou tanto... Sinto falta das pequenas histórias de amor, como a da sua tia...
bjs

Saulo disse...

Sua mãe nos contou estahistória no dia do seu aniversário, lembra?! Bjus

Anônimo disse...

Eu tb dou boa noite pro moço do jornal. :)

Bibi disse...

Bia Bug você sempre me surpreende! Vc agradece aos elogios que os caras te fazem na rua! Eu morro de rir toda vez que vc me conta isso!

Bibi disse...

Sah, vc acertou em cheio! É só uma forma dela puxar papo. No fundo eu sei! Eu gosto, mas não deixo de achar curioso! hehehe E sua avó? Continua na sala? hehehe

Saulo, eu lembro! Talvez por isso essa história tenha ficado viva na minha mente!

Eli, a vida sempre teve as suas complicações. Cada uma referente às coisas de sua época. Viver é saber que se tem mistériios sempre e estar disposto a ouvir essas vozes misteriosas que nos surgem e essas histórias que nos dão força para seguir, porque vale a pena. Não é?

Anônimo disse...

Essa do ‘boa noite’ pra tv é engraçado. E nos faz pensar em tanta coisa. A tv nos aproxima de gente que, sem querer, se tornam íntimas. Quando um ator tem sua vida devastada pela imprensa sob a velha desculpa de que o público lhe quer ‘nu e cru’, as vezes, bem as vezes, não deixa de ser verdade. Bom dia, bibi!

Bibi disse...

Val, vc está certo. É parte da verdade... Existem tantas variáveis nessa questão, a gente bem sabe. E uma linha da verdade, não deixa de ser verdade. A tela do computador também aproxima. De forma diferente, mas também de um jeito especial.
Vc está me dando Bom Dia, quando postou o recado às 12:48?!!! Não adianta que eu não vou mostrar a minha verdade nua e crua! hahahaha Nem com levante público! hahaha
Bjs

Anônimo disse...

É um gesto simples "Bom dia", "Boa Tarde", "Boa Noite"...
Engraçado a historia e mim fez pensar que muitas vezes encontramos um amigo um conhecido ou até um desconhecido e quando é dito achasse estranho. Estou treinando minha equipe no trabalho a desenvolver isso "Bom Dia", "boa tarde"... e tem pessoas lá que esta achando isso dificil e chato da pra acreditar?

Sambeira disse...

ô, meu Deus, que linda!! deixa eu ver quem do notíciário atual eu quero namorar...hahauhauhau
bom, pena que nao é apresentador, mas tem um repórter novo no Globo Esporte...uma coisaaa..rs

Bibi disse...

hahahahahah! Sambeira, você ainda é garota! Falta tempo para namorar alguém NA TV e não DA TV. Mas olhar a gente pode... Quem é o repórter!? hahahaha

J25 - Uma excelente iniciativa! E tem muita gente que tem dificuldade com isso sim! É triste, mas é incrível perceber! São palavrinhas mágica como essas, obrigado, por favor, que fazem toda a diferença! Está todo mundo tracando num mundo tão indivuidual, que é difícil mesmo trocar gentilezas! Mas é bom incentivar. Isso é verdade!

Anônimo disse...

É que odeio dar boa tarde. Se é dia, é bom dia. Se é noite, é boa noite. Pra q complicar?

Bibi disse...

Val: Até parece que você é tão simplista assim... O que mais gosto é da sua ironia e esse jeito de pensar rápido em uma saída! Boa Noite Val!

Anônimo disse...

Sim, sou um objetivo racional. :(

Bibi disse...

Val, vc também é um objetivo racional! Uma parte da verdade, que não é a verdade inteira.

Eliane Santos disse...

não, o Valmir não é objetivo racional, é ranzinzaaaa.rs

Anônimo disse...

Eliane, retire o que vc disse sobre a depilação, por favor.

Eliane Santos disse...

achei que fosse sobre o ranzinza..rs

Bibi disse...

Sobre o ranzinza ele não quer que retire, porque parece gostar do rótulo! Eu não acho ele ranzinza, mas acho engraçado a depreciação carinhosa q as pessoas fazem sobre essa figura!

Anônimo disse...

Essa figura seria eu? Eu sou depreciado carinhosamente? Céus...

Eliane Santos disse...

Viu, Bia, ele nunca se satisfaz com nada... Ranzinzaaaaa...