19.4.10

O tempo das coisas


Estava num carro hoje de manhã indo em direção ao trabalho. É nessa hora que gosto de relaxar, falar com Deus e entregar todo o meu dia. Obviamente eu não sou a motorista. O sinal fechou e fomos desacelerando até parar bem bonitinhos atrás do carro da frente. No segundo em que paramos, veio um carro atrás e do nada largou a mão na buzina. Eu levei um susto. Olhei ao redor e não tinha a menor necessidade daquele cidadão se manifestar daquela forma. E fiquei pensando em escrever sobre como vivemos os nossos dias, no estresse que domina a vida de tanta gente, nessa necessidade de ser tudo para ontem e que o mundo e suas coisas funcionem necessariamente no nosso ritmo (seja ele qual for e seja você quem for nesse mundo). A velocidade dos tempos me assusta e não tenho o desejo - agora - de tratar sobre isso. Ironicamente meu chefe falou isso na hora do almoço, quando estavam todos reunidos: "Prestem atenção no que eu vou falar: a vida passa muito rápido. Passa e a gente nem se dá conta". Velocidade das reações, velocidade nos prazos, velocidade nas relações, velocidade no trânsito, velocidade no partir, velocidade em medir, velocidade em ofertar, velocidade em retirar, velocidade em escolher, velocidade em sentir, velocidade em ler... Não se pode perder mais um minuto na vida, porque perde-se a vida em um minuto. Temos mesmo que acreditar que assim é e pronto? Tudo tem seu tempo certo se não teimarmos em agredir e atropelar o tempo das coisas...

2 comentários:

Vivianne disse...

Mais do que pressa, as pessoas não têm respeito pelas outras, né? Eu lembro que, na auto-escola, o instrutor disss para mim uma vez, no engarrafamento: "Acelera, cola no carro da frente, senão vc vai deixar outro carro entrar na sua frente". Tô até hoje me perguntando: "Ah? Qual o problema de um carro passar na minha frente? Qnts segundos eu vou perder por causa disso?"

Trânsito é um lugar excelente para conhecer as pessoas. Reações rápidas, sem tempo para pensar em parecer educado. Ou vc é ou não é.

Bibi disse...

Na pressa você atropela o direito do outro, porque você não vê mais nada além de você mesmo e suas urgências. O que é, de fato, uma indelicadeza...

O trânsito! Nem me diga! Por isso que eu não dirijo! Tem certos sapos que são difíceis de engolir.