16.6.10

Refém dos Humores das Editoras

Olha... Papo de comadre. Vou falar uma coisa para vocês.

Não é a primeira vez que faço referência a esse livro não, mas preciso voltar ao assunto.

Há mais de um ano eu comprei o livro "Não Sou uma Só: Diário de uma Bipolar", o segundo da MarinaW. E foi uma leitura que mudou a minha vida em muitos sentidos - que até transcenderam a literatura pura e simples ou o conhecimento advindo dela. Um livro humano, educativo, divertido e gentil. Você passa a ter compreensão de você, do outro, das suas questões psicológicas, da fraqueza e da força que cada um carrega em si inevitavelmente - sendo ou não bipolar.

Pois bem. O assunto "virou moda". E as pessoas começaram a cunhar outros transtornos, sensações, como bipolaridade. Um equívoco até grosseiro. Mas fato é que a palavra bipolar trouxe o assunto para a roda e levantou questões importantes, bandeiras, discussões e, acima de tudo, trouxe conhecimento para o meio da comunidade. E vocês sabem que o conhecimento é a melhor arma contra preconceitos e ignorância.

Pois bem dois. Esse é um assunto que não se esgotou e que não tende a se esgotar tão cedo. As pessoas estão se percebendo mais e o mundo nos força a empurrar as questões da alma, da psique, da emoção para debaixo de um tapete que já está lotado. E quando olhamos, pum, nos perdemos dos nossos referenciais.

Pois bem três. Então, aparecem pessoas que escrevem coisas boas, como esse livro. E o que acontece? O livro se esgota rapidamente e a editora Nova Fronteira não faz uma nova edição. Simples assim. Dai vocês me perguntam: por que você está levantando essa questão agora? Por que ela é sua amiga?



1) Nos tornamos amigas também em função do livro;
2) O livro me abriu um leque muito legal para a vida e eu sempre o recomendo às pessoas - que não o encontram mais;
3) Ela recebe inúmeros pedidos e não pode atendê-los, porque o livro não existe nas prateleiras/estoque;
4) Depois desse livro, muitos outros surgiram sobre o tema, o que deixa claro que a questão está ai, quicando no imaginário coletivo;
5) Acabei de ler um livro de um bipolar que tenta explorar o tema e falha miseravelmente - dá até vergonha (veja bem, não comprei o livro, ele estava na mesa do colega e eu resolvi fazer a degustação);
6) Faço campanha e apelo à Nova Fronteira, cara... É injusto com quem escreve e também com quem busca porque aquela obra especificamente. A gente vira refém dos humores de quem controla a informação - não digo nem do mercado, porque o mercado espera pelo livro que foi vendido superapidamente, caramba!


Pronto#Desabafei#Editora boba!

7 comentários:

Mary_Flor disse...

Huuum..deu vontade de ler o livro!
Bjão e ótima semana!

Helga disse...

Eu procurei este livro durante muito tempo e desisti.
Tenho enorme vontade de lê-lo, mas como você disse, não é possível, a menos que se tente encontrar em sebos, mas ainda assim é difícil, né?
Beijão, Bibi

fer disse...

Tive o privilégio de comprar logo depois do lançamento. Li em um dia. Muito bom !!!
bjo

Belle disse...

A Marina W. eu leio assiduamente no Blowg. Com o livro eu ainda não tive o prazer de me deliciar exatamente por essa singela questão de burrice editorial ululante. Apoiada. (O que emputece a pessoa é que tem tanta porcaria sendo publicada néam??? E gente de qualidade que esgotou edição às traças).

Bibi disse...

MF: O livro é imperdível, uma graça de relato sobre um assunto tão sério. Ainda estou inconformada com a atitude da editora!

Helga: É nessas horas em que me sinto refém. Qdo mexem com alguém que gosto, fico uma fera!

Fer: Li e aqui em casa teve fila para ler depois. Emprestei, justamente por falta no mercado. Todos comprariam uma segunda edição! E conhecer as pessoas do livro depois? WOW, sensacional!

Belle: Esse livro de um cara bipolar que estou lendo me dá vergonha não porque ele escreva mal, pelo contrário! É porque é como se eu dissesse assim: Sou Diabética e estou contando a história do dia que futuquei a unha enquanto via o trem passar. Qual a relação?! Affe...

**Lukinha** disse...

Eu apóio esta campanha!!!
Um amigo me emprestou o livro e eu "devorei". De lá para cá, venho tentando comprar outros exemplares para presentear e nunca mais encontrei... =/

De qqr forma, fica aqui registrado mais uma leitora apaixinadíssima pelo relato transparente e mais do que envolvente de Marina W.

Bjo grande,

**Lukinha** disse...
Este comentário foi removido pelo autor.