2.12.10

Coisas do Cotidiano



Hoje fui fazer o Moda de Rua em um shopping da zona norte carioca. Impressionante como é bem mais difícil convencer as pessoas a se deixarem fotografar. Todo mundo é muito mais arisco e desconfiado. O desafio é num grau...


Pois bem. Vi um cara boa pinta olhando para uma vitrine. Eu, focada em encontrar um estiloso para registrar para as lentes do iG, não reparo em mais nada ao redor.


Eu me aproximo com cuidado na abordagem, porque isso é fundamental, pode assustar alguém. Vou desenvolvendo técnicas. Muitas vezes parece aquelas pessoas que vão fazer pesquisa e todo mundo acha um saco.


Portando o meu melhor sorriso, eu me aproximei do cara. Alto, ombros largos, em forma, cabelos grisalhos e óculos de grau na moda. Sempre mostro logo o bloquinho, para não parecer cantada, embora eu tenha e muito que me exercitar mais nessa arte.


- Oi. Sou repórter e estou fazendo uma matéria sobre as pessoas mais estilosas que estão passeando por aqui hoje.
- É? (desconfiado) 
- Pois é, te achei estiloso, interessante. Você se importa de fazer uma foto para o site?
- Eu? Estiloso?
- Claro.
- Você me abordou no lugar certo! (disse rindo) Estamos em frente ao uma ótica, acho que você precisa de óculos! (disse absurdamente sem graça).
- Que bom que você é espirituoso. Deixa a situação menos tensa!
- Ganhei o dia por você me chamar de estilo e interessante.


Gente! Como eu me divirto em pautas assim! Essas pessoas fazem o dia render positivamente. O cara era médico, 57 anos, estava passeando no shopping para fazer hora para uma "Happy Hour" e fugir do calor (a foto vocês podem curtir quando a matéria for para o ar). Hoje o Rio estava a sucursal do Saara. 


Ele foi super elegante comigo, diferentemente de muitos que nem olham na sua cara e dizem "não" ou "estou com pressa" entre os dentes. Não os culpo. Tenho paciência e compreendo que nem todo mundo está disposto a entender o trabalho da imprensa. Ou gostar. E então surge essa "gente bronzeada para mostrar seu valor". E vira uma história do cotidiano.


Ele usava óculos. Será que eu preciso? Acho que não... hahahahaha Meu olhar é estritamente profissional, sabe? Mas olhar não tira pedaço, não é verdade? hahahaha 

2 comentários:

Saulo disse...

Bom, eu espero que voc~e tenha usado seu bloquinho para anotar (ao menos) o celular dele e o e-mail...
Isso pode ser o início de um novo "ramo": jornalismo investigativo, intrusivo, inclusivo, participativo e por aí vai...

Bibi disse...

Nada, nada! Sou muito profissional.