29.1.11

Isso vale para a vida



"O navio está seguro no porto. Mas não foi para isso que foi construído, senão para ir ao mar alto e enfrentar as ondas. Isso vale para a vida" - Leonardo Boff 

Essa frase me encontrou no facebook da Sibele, uma amiga querida com quem troco abraços, risadas e pensamentos profundos sobre o tudo e o nada (quando é sobre o nada é melhor ainda hehehe). Essa frase me encontrou, porque ela é reflexo do meu atual momento (quem sabe também pode ser do seu?). Durante um tempo fiquei entre o partir e o ficar, mas o chamado à aventura foi mais forte.

Ontem terminei a minha participação "fixa" (como funcionária) no iG. Deixei para trás um emprego certo para seguir o sonho de ser escritora (ainda incerto), de escrever melhor, de viver das letras sem a presão de uma redação. As perguntas que mais ouvi no último dia:

- Está feliz?
- Claro, essa foi a minha escolha.

- Está ansiosa?
- Estou ansiosa por um futuro que me espera e que é tão novo que não consigo nem imaginar o que vem pela frente.

- Está aliviada?
- Aliviada? Acho que nunca usaria essa palavras, porque o passo adiante é fruto de um sonho, uma escolha pessoal tão profunda e íntima. Estou deixando para trás algo de que também gosto, mas que não me completa, não me faz ter frio na barriga e brilho nos olhos, embora eu curta e muito fazer. Não deixo para trás um emprego por não estar feliz nele, mas busco por satisfação, que é um combustível importante a nos mover.

Eu amo as alegorias com o mar. Escrevo e penso muito sobre isso. Faço associações inúmeras vezes. Estava até preparando um texto a partir de um pensamento: "Ela pensou que jamais deixaria aquela ilha até descobrir, vivendo, que aquela ilha se chamava solidão".

Meu navio estava seguro no porto, assim como o seu pode estar nesse momento. E não há nada de tão errado nisso. Só que a natureza de sua criação está além da âncora jogada. E a vida se estende além das mesmas pegadas, dos mesmos mares singrados. É preciso coragem e ousadia para ser, para sonhar e, afinal, para viver e realizar.

2 comentários:

Bela disse...

Lendo você, e me lendo através de você, só penso uma coisa: como é gostoso navegarmos juntas...

Desejo essa brisa suave do mar no seu rosto, o tempo inteiro.

Beijo,

Bibi disse...

Bela, minha bela, que me ensina tanto sendo ela e através dos olhos do mundo!