10.2.11

Mãe de mim mesma

Histórias cotidianas...


Como eu falei aqui, ontem foi dia de ir até o consulado renovar meu visto americano que já havia vencido há quase um ano. Eu sempre fico nervosa, mas acabei concordando comigo mesmo que é mais por uma pressão ou opressão coletiva, que real motivo para temer. Aqueles fantasmas urbanos modernos que viram lendas apavorantes em função de uns ou outros.


Fato é que estava um calor de lascar. E se menciono isso - e tenho falado sempre - é que as condições de temperatura e pressão alteram humores e condições. Alteram também o vestuário. A gente quase que tem que usar uma roupa a prova d'água interna, de tanto suor.


Fui lá para aquela famigerada fila que fica na porta, na rua, não mais sob o sol porque fizeram a gentileza de colocar um toldo. Ele já estava lá da última vez que fui. O que também não mudou é aquela espera meio ansiosa do lado de fora, com todo mundo em fila indiana, se desfazendo de seus celulares - é proibida a entrada com a aparelhos eletrônicos - cheios de papéis, pastas, passaporte e fotos.


Lá dentro o processo mudou bastante. Raio-x da bolsa, que não me lembro de outrora, e raio-x de você mesmo, igual em um aeroporto. Pega-se a senha e espera-se para ser atendida. Surpresa legal é que no atendimento a gente via 3 consulesas. Sim, todas mulheres e uma mais diferente que a outra. Gostei de ver.


Agora o que mais me chamou atenção é que lá fora, agora, existe umas pessoas que checam se você está com a documentação certa, antes mesmo de você entrar no consulado. O que é de uma baita ajuda. E o carinha pegou as minhas coisas. Impresso do dia marcada, impresso do agendamento paga, guia de pagamento do banco, passaporte... No meu caso, tive que dar dois, porque o visto está em um e o passaporte válido é outro. Assim que ele viu os dois passaportes, pediu:


- Foto 5 X 7!
- Está ai
- Ah sim, tá aqui sim (disse com gentileza, antes de perguntar)
...
- Cadê a Beatriz?
- Ué? Sou eu! (Tudo bem, de óculos escuros, cabelos presos e suada, mas ainda era eu!)
-Ai meu Deus (risos) Pela foto, eu achei que fosse uma criança.
- HAHAHAHAHAHA Puxa moço, obrigada!


Essa é a primeira vez que eu sou confundida como se fosse a minha própria mãe. Veja bem, não com a minha mãe, mas como mãe de mim mesma!


Desce o pano, né?
*Tentei digitalizar a foto para mostrar para vocês, mas o scanner está de mal comigo!

4 comentários:

Vivianne disse...

Lembra que eu achei que sua mãe fosse sua avó? rs

Bibi disse...

hahahahaha lembro Vivi! Mas só lembro qdo vc comenta!

Saulo disse...

Tenho de tirar meu vistooo...
Março está aí pra isso!

Bibi disse...

Acho que é um estado que atinge a todos...