25.4.11

Faz isso não Requião!

PELOAMORDEDEUS!

Quando você acha que as coisas caminham para uma modernidade, deixando as diferenças coexistirem só no campo das ideias e dos debates, você vai de encontro a uma notícia dessa:

Requião devolve equipamento a repórter após apagar entrevista

Ex-governador do Paraná tomou gravador de repórter no Senado.
Filho devolveu cartão de memória do aparelho sem a gravação.

Antes de pensar qualquer coisa eu te exorto a ler a matéria do G1.
Falta de elegância.
Falta de educação.
Falta de modos.
Falta de descência.
Uso indevido do poder.
Arbitrariedade.
Censura.
Violência.
Covardia.

Falo do ato de tomar arbitrariamente qualquer coisa da mão de outra pessoa (obviamente que não seja um objeto que ponha em risco a vida - e não a moral - de outrem).

Todo mundo que lida com a vida pública sabe que o papel do jornalista é perguntar. E todo mundo que tem vida pública e principalmente cargo público e que, portanto, deve esclarecimento à nação, sabe que se concordou em dar uma entrevista, tem que estar disposto a ouvir qualquer tipo de pergunta e responder á altura ou se dar ao direito de se eximir da resposta. NUNCA agredir quem está perguntando ou arrumar meios de coibir ou editar o ofício do outro. Que isso, gente? O jornalista é abusivo quando ele escreve uma inverdade, quando espalha um boato, quando não confere os fatos. O gravador ajuda justamente a contextualizar aquilo que foi dito e como foi dito.

Fico LOUCA quando essas coisas acontecem. Não sou totalmente classista, porque ficaria louca da mesma forma se vivenciasse experiências do tipo com policiais, médicos, gente de repartição, seguranças, mecânicos... Gente que detém a autoridade do poder da informação ou da ação em determinado setor.

2 comentários:

Saulo disse...

A imprensa tem todo o direito (e dever) de execrar esse(s) inbecil(s)!!! Eles se sentem os "donos" desse país e se comportam como tal. Esse reporter e quem ele representa deveriam buscar o judiciário e todos os outro meios possíveis para atacar ese infeliz.

Bibi disse...

Fiquei boba com a turma dos "panos quentes". Vão minimizar a situação e ela vai cair em esquecimento, como sempre. Queria ver se alguém fizesse isso nos EUA. O mundo já estava caindo, bicho!