30.8.11

Bach no Bosque

Fui dar uma espiadinha no blog da KT, que protagonizou o primeiro encontro de leitores do BibideBicicleta no Bibi Lanches, aqui no Rio. Era saudade que me chamava, mas encontrei uma coisa que me deixou "breathless", como disse a ela. 


Achei que a minha capacidade de me emocionar com coisas aparentemente simples estivesse reduzida. Já fui uma pessoa tão à flor da pele... Achava que certos canais emocionais tivessem fechado o gargalo e se tornado mais rudes e menos fluidos com as circunstâncias. Estava errada. Bach no Bosque foi arrepio na pele e lágrimas contidas nos olhos. 


Cresci com essa música sendo executada ao piano na minha frente. Conhecia os seus acordes, sem nunca ter aprendido efetivamente a tocá-la (ou cantá-la, já que meu instrumento é a voz). Não sabia quem era Bach, não imaginava a sua grandeza quando a sua canção já havia feito morada na alma.


Essa música, composta originalmente em alemão, chama-se "Jesus Alegria dos Homens" (Jesus bleibet meine Freude) e é parte final de uma cantata batizada de "Coração e Boca e Ações e Vida", numa livre tradução. Foi a 32º cantata composta por Bach, no ano de 1716. E como a música transcende tempo, espaço, guerras, modismos, mundos e reina sublime mais de 300 anos depois. Mesmo se reinventando, como no comercial a seguir...



4 comentários:

Saulo disse...

[...]"É Jesus minha alegria, meu prazer, consolo e paz!" [...]

Poeta Suburbano disse...

Obrigado pelo comentário em meu blog, sinto-me lisonjeado...

Bibi disse...

Saulo: só lembro desse trecho, acredita?

Bibi disse...

Poeta Suburbano: Já voltei lá outras vezes :)