14.9.11

Interpretação de sonhos



Eu adoro sonhar. Claro, não gosto dos pesadelos, mas aprendi a lidar com eles de alguma forma. Quando era pequena, odiava ter pesadelos constantes. Até que meu vizinho e melhor amigo me disse:


- Quando estou tendo um sonho ruim, sempre penso que estou vencendo os fantasmas e monstros. E os pesadelos desaparecem. ente fazer o mesmo!


Achei a dica curiosa. Como fazer isso? Uns 20 anos depois, me flagro no meio de um sonho executando exatamente a dica do meu amigo de infância. E foi algo que deu certo. Nos piores sonhos. Há outros, mais brandos, incontroláveis na realidade onírica, mas que não me atrapalham no "plano real".


Quando comecei a fazer análise, percebi que é fundamental a gente prestar atenção nos sonhos. A projeção do subconsciente pode - e muito - nos ajudar a enfrentar questões que racionalmente não estamos percebendo. Foi então que descobri Freud e seus estudos. E também foi quando me disseram que todos sonhos. Sempre. Isso me causa estranheza ainda hoje, porque em muitas ocasiões nem percebo que sonhei, então, é como se não tivesse mesmo sonhado. Mas os estudos afirmam que todos sonhos, mas que nem todos se lembram e deviam fazer um esforço para tal. Cuma?  Vai ver a dica pueril do meu amigo de alguma forma conexa deva funcionar nesse caso aqui: "pensar que devo lembrar". Talvez.


Já tive sonhos premonitórios. Pesadelos de aspectos pontuais naquele momento da minha vida. E imagens banais que eram a representação de um passado que eu já nem mais lembrava, mas que internamente me assombrava. A mente e seus mistérios... Então, passei a me interessar pelo assunto, embora quase não pesquise a respeito. E tenha parado a análise, que era um ótimo lugar para se falar a respeito...


Então hoje, vi no iG uma entrevista com o psicólogo Ian Wallace que escreveu a respeito, baseado nas suas consultas ao longo dos anos. Gosto da experiência levada à prática. Destaquei os cinco sonhos mais recorrentes e seus significados, segundo o autor:



1. Ser perseguido
Há um problema na sua vida acordado que você quer confrontar, mas não está seguro de como fazer. Esse problema é com freqüência uma grande oportunidade para ir atrás de uma grande ambição pessoal. Embora possa parecer assustador, seus perseguidores na verdade estão chamando sua atenção para seus talentos não realizados.


2. Dentes caindo
Seus dentes simbolizam o quão seguro de si e poderoso você se sente. Então, há alguma situação fazendo sua confiança ser abalada na vida. Em vez de encarar essa situação como algo que vai deixar você impotente, tente se acalmar remoendo os fatos e encare como um desafio nos quais você possa cair matando.

3. Não conseguir achar um banheiro
Banheiro é um lugar que usamos para claramente responder a uma de nossas necessidades mais fundamentais. É possível que signifique o desafio de expressar quais são suas necessidades reais. Pode acontecer com freqüência se você passa seu tempo cuidando mais das necessidades de outras pessoas do que das próprias.



4. Ficar nu em público
Escolhemos nossas roupas para apresentar uma imagem em particular para as pessoas ao nosso redor, então ficar nu sugere que existe uma situação quando desperto que está fazendo você se sentir vulnerável e exposto. Embora seja potencialmente embaraçoso, às vezes é preciso se abrir para os outros para que as pessoas possam reconhecer seus talentos.



5. Despreparado para uma prova
Provas são como julgamos nossa habilidade diante dos outros, então isso indica que você está examinando criticamente sua própria performance na vida acordada. Em vez de se enfiar numa autoanálise eterna, o seu real teste de caráter é se tornar apto a aceitar seus talentos celebrando seu conhecimento e suas conquistas, em vez de julgá-las constantemente. 



Com o que você sonha regularmente?

4 comentários:

Leopoldo E. Arnold disse...

“Sonhar é acordar-se para dentro."

Mario Quintana.

Bibi disse...

Querido...

Aline disse...

Sonho direto que minha gravidez é uma grande farsa. As vezes eu que a inventei para os outros, as vezes os outros que inventaram para me enganar ( e muitas vezes só descubro depois do 9 mes hahaha).
"medo da realidade não ser um sonho e o sonho ser a realidade"
Assustador! :D

Bibi disse...

Isso é fato natural do seu estado interessante! As preocupações de mãe já começaram!