18.11.11

"Viver é arriscar sempre"



A pergunta mais fofa da semana: 
- Para andar com você de bicicleta, preciso usar acessórios de segurança? 


A resposta de bate-pronto:
- Não sei. Viver é um risco.


***
Não precisa muito para me fazer sorrir. Tenho o sorriso por vocação da alma. Ironicamente também não precisa muito para me deixar irritadinha. São meus 7 segundos do céu ao nível do solo. Do céu ao inferno precisa de muito, muito mais.


A pergunta veio de encontro com uma colocação que eu fiz em sala, numa daquelas aulas mais filosóficas. Eu disse: "Viver é arriscar sempre". Os mais experientes compreenderam. Mas a frase virou tema de embate, quando uma mocinha de 18 anos, toda vestida de preto e com o desafio a dar o tom da linguagem, disse que não concordava. Resposta cortante e peito para frente como quem chama para briga.


Recuei. Há dias mais sensíveis. Percebi que não poderia explicar com palavras o que só o tempo ou uma observação mais sensível e sincera da vida podem ensinar. As poucas experiências produzem grandes certezas. As muitas experiência aumentam o grau de variação dos fatos concretos e, portanto, cada um de suas significações dentro de nós. E as outrora certezas ficam mais suscetíveis à tal da experimentação. Não ficamos mais volúveis, nos tornamos mais experientes, mais conscientes e perdemos um pouco da arrogância quando nos abrimos para as experiências da vida. Quando olhamos o outro. E o vemos além de nós.


"Viver é arriscar sempre". Eu sempre me arrisco ao escrever aqui. Posso ser julgada, posso ajudar alguém, posso ganhar um sorriso que nunca saberei, posso transformar vidas. A minha própria, eu me arrisco em dizer.       

6 comentários:

Leopoldo E. Arnold disse...

Muito esperto o rapaz da pergunta. Deve ser o fascínio que as mulheres das letras provocam nos homens...
L. E. Arnold

Leopoldo E. Arnold disse...

O que a menina da sala de aula ainda não aprendeu (e para chegar lá vão ainda alguns anos) é que a gente se arrisca muito mais justamente quando se escolhe não correr riscos...
L. E. Arnold

Bibi disse...

L.E. Arnold: Mulheres das letras costumam pedalar muito bem. São péssimas administradoras, porque estão sempre com o pensamento no mundo da lua. Ou na própria lua. Daí a pergunta ser fofa! Muito esperto o rapaz da pergunta!

Bibi disse...

Concordo com você e acrescento apenas que há riscos sempre. Por que mesmo parado na beira do mar, por medo de entrar naquela imensidão, uma onda surpresa e mais forte pode vir e te alcançar, te arrebatar do lugar aparentemente seguro.

No fundo, no fundo eu fico aqui a me perguntar: será que existe a possibilidade do ser humano não se arriscar nunca? Não acha difícil pensar sobre isso?

Sintia disse...

Obrigada então por esta sempre arriscando...

Bibi disse...

Na corda bamba, Sintia, mas tenho algumas redes de proteção, as celestes principalmente!