22.12.11

a verdadeira fonte da juventude é a mudança




Terminei de ler  "TAMANHO Não Importa" da Meg Cabot e agora me joguei no "quando Paris cintila" da Betty Milan.


A Meg Cabot é a mesma autora de "Diário da Princesa". Faz uma literatura comercial e um pouco adolescente, mas as histórias são delicinha. O cotidiano da mocinha é absolutamente americano, o que me atrai por questões pessoais-afetivas. Foi bom de ler duas ou dezoito páginas na cama, antes do dormir sob a luz da luminária que meu Pai me deu, no Ano do Pensamento Mágico*. Dia desses pensei sobre isso, em como um presente tão simples (barato), se tornou absolutamente fundamental (indispensável e útil) na minha vida, em questões de necessidade mesmo e também nas inúmeras hipóteses metafóricas que me oferece. Sobre o livro, adverte-se que não é leitura-cabeça, mas leitura-diversão. Mas a Meg Cabot me impressiona grandemente pelo número de títulos que lança a cada ano. A mulher é uma CPU de ideias, uma máquina de escrita. Todo meu respeito & afeição diante de sua capacidade.




Agora, a Betty Milan eu não conheço tão bem a sua obra. Quer dizer, sei que ela escreve para a VEJA e é colunista de uma área que eu aprecio bastante, que é o Consultório Sentimental. Peguei o livro mandado pela Record para a redação que eu visitava, porque o nome para mim era uma marca e eu queria conhecer além do layout. Mas, tanto quanto a gente pode acreditar nos verbetes da Wikipédia, Betty Milan tem um CV sensacional. E o que me fez colocar "quando Paris cintila" na frente da pilha de livros a serem devorados, foram as frases que o apresentam em sua orelha:


* para ir bem longe não é preciso caminhar muito
* a aventura mora na esquina
* é preciso estar atento para não ser vítima da repetição
* a existência implica a transfiguração
* só quem se expõe à desaprovação pode ser aprovado
* a vida não dá garantia
* o tempo passa, a sabedoria não
* quem canta a saudade sabe de si
* basta não ser insensível à magia para que ela aconteça
* só quem é masoquista faz balanço
* não é preciso sair do lugar para ir à China
* o enigma faz a arte existir
* a verdadeira fonte da juventude é a mudança
* quem contempla se poupa
* o saber e a cura dependem da paciência
* a morte educa
    

Nenhum comentário: