22.3.12

Um olhar sobre o Rio: o meu



As minhas crônicas só podem ser mesmo sobre o Rio. Cidade que amo e que me encanta e surpreende mesmo tendo nascido e sido criada por aqui. O Rio é em si a alma carioca e também guarda em si, na sua geografia esse aspecto: complicada e perfeitinha. A observação de hoje não é nenhuma novidade: o trânsito está tornando a minha cidade impraticável. Não há mais a tradicional hora do rush. A qualquer hora você leva no mínimo meia hora para sair do lugar. A Fer, de Teresina, me disse que em 15 minutos ela está em qualquer lugar. Hoje levei 15 minutos da minha casa à rua principal do bairro. Uma hora até a faculdade. Isso porque, tive a sorte de pegar alguém importante no carro de trás, então tive a sorte de ter à minha frente motos de policiais fechando as ruas laterais, para deixar a nossa pista fluir livre. Wow! Faltou só o caminhão dos bombeiros e o pepel picado para eu sentir que ganhei a Copa do Mundo. hehehe


Mas se tem esse aspecto de ruim, percebo coisas bacanas também. Basta ter boa vontade, porque o Rio é realmente um lugar especial. Na minha faculdade há um grupo de Chinesas que vieram fazer um intercâmbio de um ano, mais ou menos. O Rio tem essa vocação de receber legal quem é de fora e de contagiar a todos com essa atmosfera de quem está com a vida ganha. No começo, as Chinesas eram muito tímidas. Só andavam de calça e camisa de manga longa, por vergonha do corpo. Bastou um verão - e não falo apenas do calor - para que o clima mudasse. Hoje as encontrei de shortinho, Havaianas e camisetas. Lindas, entrosadas, simpáticas dando os dois beijinhos locais. Amo perceber essa doce mistura que não é imposta, mas absorvida com muito carinho.


PS: Elas escolheram nomes brasileiros para usarem por aqui, a fim de se misturarem melhor. Até esqueci quais são, AS CARIOCAS as chamam pelos nomes reais :)    

Nenhum comentário: