2.4.12

Não se comem os amigos



Pois é, são pintinhos de verdade... Li em O Globo que em muitos lugares dos EUA é comum que as pessoas se presenteiem com pintinho durante a páscoa. E que depois de algum tempo, o mercado se viu na demanda de oferecer pintinhos coloridos. A imagem me causa ternura e espanto na mesma medida. Qualquer filhote é lindo, mas fiquei imaginando: como é que colorem os pobrezinhos, gente? 


A reportagem esclarece: "A pintura é injetada ainda dentro do ovo, no 18º dia de incubação, ou pulverizada sobre os filhotes. Enquanto os criadores dizem que a técnica é inofensiva e as crianças se divertem, pessoas preocupadas com os direitos dos animais protestam, dizendo que as pequenas aves se tornaram brinquedos facilmente descartáveis."


Bem, pelo que entendi o protesto nem é contra o ato de pintarem os bichinhos, mas de torná-los comercialmente mais atraentes, tal como brinquedos. Sendo que brinquedos podem ser descartados, mas fazer o mesmo com uma vida é crueldade. Justo. Mas fiquei pensando...


Quando era criança via muito mais essa prática, hoje, acho que foi meio abandonada... Toda feira de Filhotes que se visitava, você ganhava um pintinho. Hoje, são raras as feiras de filhotes e o hábito de se ofertar pintinhos de brinde. Não me lembro NUNCA de ter ido a Feira de Filhotes, mas me lembro dos meus pintinhos. (será que meus pais visitaram o galinheiro?). Os meus, tadinhos, nunca cresceram. Um morreu afogado no vaso sanitário e o outro ficou doente e morreu. Os nomes? Pedro e Bino.


Amiga minha teve mais sorte: seu pintinho virou um galinho e quando começou a querer cantar, fazendo o batente da cama de poleiro, sumiu do apartamento. Até hoje quero crer que ele não tenha ido para a panela (para para o misterioso reino dos galináceos, onde tudo é milho, ciscada e cocoricó). Não se comem os amigos. Não assim, né? hohoho. 



Nenhum comentário: