6.4.12

Papo Mulherzinha

Em várias entrevistas que fiz com mamães que tiveram seus filhos há pouquíssimo tempo, uma frase usada por elas sempre me perturbou:


- Perdi 'X' kg só amamentando!
- Oe?


Sempre era um número expressivo. Todas as vezes me causava espanto, desconforto por não achar uma explicação que tornasse a observação possível, viável. Até que li uma entrevista hoje, que me ajudou a olhar a questão de forma mais objetiva:


* Segundo um especialista: "Dar de mamar ajuda o útero a contrair e voltar ao tamanho anterior" (mais um motivo, além de tantos outros que você já sabe, pra dar o peito pro seu bebê (aqui);


Agora sim me parece um pouco mais crível. A criança nasce, a mulher já perde o bebê (peso e volume), o líquido amniótico e a placenta. Os órgãos estão todos fora do lugar, precisam mesmo de um tempo para se reorganizar outra vez no corpo. O que sobra, teoricamente, são as fofices adquiridas de forma extra, porque carregar outra pessoa dentro de você certamente deve acelerar o "gene" da superalimentação. Todas as grávidas - praticamente - falam da fome. Muitas engordam além do devido. Daí a questão. BUT... A explicação da contração do útero me foi bem satisfatória.


Outra coisa. A maioria das grávidas que entrevistei, eram mulheres novas, com o metabolismo lutando a favor e não contra. Depois dos 40 deve ser bem mais complicado para voltar ao que era antes. Não acham? Sei lá, a cada década ganho mais alguns quilinhos perpétuos para me fazer companhia...

Nenhum comentário: