9.5.12

vida de viajante é sempre meio atrapalhada!





Gosto de gente pró-ativa. Essas tendem a ser dinâmicas e a resolver os problemas como se tivessem a varinha de condão da Fada Madrinha e o cinto de utilidades do Batman no mesmo uniforme. Bem, em se tratando de mulheres modernas, no mesmo outfit. Chique e descolado.


Não sou pró-ativa nas coisas que deveria. Tenho que inventar maneiras de driblar a minha tendência de ficar presa à inércia, solta em devaneios e perdida em pensamentos. Ok, não é uma exclusividade minha. Justamente por isso, resolvi compartilhar uma técnica simples, que está me ajudando a lidar com a ansiedade dos dias: faço listas.


Como assim? É isso mesmo, listas numeradas com todas as coisas que preciso resolver. Começo pelas tarefas do dia ou que precisam ser feitas no dia para serem entregues no dia seguinte e termino com as tarefas da semana. Vou ticando com uma caneta colorida o que já foi feito. No dia seguinte, como método de organização e prioridade, refaço a lista, obviamente deixando de lado o que já foi feito e elencando as novas prioridades e atividades que foram surgido. Exemplo, hoje fui ao clínico geral. Quando cheguei, tiquei esse item da lista, mas na de amanhã já terá um item novo, que é fazer os exames de sangue pedidos pelo médico. 


As listas não funcionam para todas as pessoas, isso é certo. Somos pessoas diferentes, mas cada um de nós pode descobrir um truque, um método, um esquema para facilitar um objetivo ou driblar uma dificuldade. Listas, por exemplo, podem gerar ansiedade em quem já é, por natureza, ansioso, porque em muitos dias você acredita mesmo que não vá dar conta. Eu, pelo menos, tenho a serenidade de saber que há coisas que podem esperar. E quando a lista vai diminuindo, eu mesmo vou me desafiando com novas tarefas.


Quando uma tarefa que precisa ser executada me parece muito complexa, tenho outro truque: desmembro em outros pequenos passos a serem seguidos para que o objetivo final seja alcançado. Qualquer dia desses eu vou tentar essa técnica com as histórias que surgem na mente. O fato de não ser pro-ativa nas coisas práticas e justamente por isso, muitas histórias circulam pelo pensamento, as noticias do dia ficam rolando, as lembranças vão se perpetuando e achando espaço de uma forma diferente. Muitas horas a inspiração bate e me tira do lugar comum. Viajo muito. E, sabe como é, vida de viajante é sempre meio atrapalhada! rs

Nenhum comentário: