11.6.12

Bocadinho de amor



Se colocar no lugar do outro. Uma premissa que a gente deve seguir para viver bem, evoluir como seres humanos. Um desafio insondável. Uma das tarefas mais difíceis. Somos ególatras.  A cada dia mais a sociedade e seus mecanismos nos empurram para essa condição. E alguns de nós nadam contra a maré para o bem comum. Para que tenhamos a possibilidade de respirar. E inspirar vidas.


Estou tentando me colocar no lugar de uma prima. Minha tia de 90 anos está internada no hospital em estado crítico. Fico pensando no que dizer para ela? Como é que se faz para alcançar um coração com as mãos? Não posso imaginar o que ela está sentindo agora. Não posso. Não posso, porque as dores são pessoais e intransferíveis. Carregadas de personalismo e outros temperos com a que a vida nos doura. Não posso, porque ando muito suscetível à dor. Portanto, é o não posso egocêntrico: não quero. Ou não devo, porque evita uma série de outras situações.


Pensei na minha própria mãe. Gostaria de estar forte para ela se a minha tia se for. Gostaria de estar forte para mim, se mais esse adeus eu tiver que dar. Pensei na minha mãe, porque se fosse a minha despedida dela... Nossa, nem pensei. Nem penso. Dói. E o que dizer para a minha prima? De que maneira posso me colocar no lugar dela? De que maneira você pode se colocar no lugar do outro?


Gosto de pensar naquela alegoria do passarinho, que sozinho tentava acabar com o incêndio na floresta, carregando pouquinhos de água no seu bico. E o elefante pergunta: o que você está fazendo? Acha que você, tão pequeno, pode contra esse incêndio. E o passarinho diz: sozinho não poderia, mas pelo menos estou fazendo a minha parte. Qual a nossa parte nesse todo? A minha parte com a minha prima é me mostrar junto, disponível, interessada, solidária... É oferecer carinho, mesmo de longe, porque a força do poder curativo de um carinho não conhece limites e nem se limita com as limitações impostas. É sair do centro do nosso egoísmo e habitar a periferia da vida de muitos, levando no bico nosso bocadinho de amor.  

2 comentários:

Saulo disse...

Eu conheço? Vou orar por todos!

Bibi disse...

Acho que não!