20.8.12

Momento UEPA em Berlim

 
Meu primo Gus mora há uns três anos na Alemanha e não fala alemão. Pode parecer estranho, mas ele se vira muito bem só com o inglês. Entende muita coisa, mas não consegue se articular para falar. Trabalha numa agência internacional e namora uma polonesa. Ou seja: usa o inglês para tudo.

Pode até parecer uma história meio estranha. E eu acharia, caso não tivesse experimentado in loco a sensação. Em Berlim usei inglês para tudo e fui sendo plenamente compreendida. Em lojas, shopping, supermercardo, farmácia e até nas ruas. No hotel, acho que seria meio óbvio, já que o inglês é quase um pré-requisito para bons estabelecimentos de nível internacional. 

Achei tudo muito legal, ainda assim, tivemos nossas dificuldades. Aliás, isso é o que torna tudo mais divertido. Fui com a minha Mãe a um mercadinho, com preços ótimos. Quando se quer algo "geral" é mais fácil. Minha Mãe gosta das especificidades. Queria um hidratante para bebê e que não fosse loção. Ai é que mora o perigo. Quem de nós vai entender uma embalagem escrita em alemão? Podia ser Grego, que daria na mesma. Procuramos a área infantil. Achamos. Procuramos a parte de produtos de higiene. Achamos. Então foi a hora do teste...

A predileção da minha Mãe por coisas de bebê não é em função de presentes, mas uso próprio. A teoria é que como ela é alérgica acheiros fortes, as coisas de bebê teriam uma fragrância mais suave. Ainda assim, ela buscava por cheiros que ficassem e não fosse apenas uma fragância de minuto, passageira. Meio exigente, né? É. E fomos cheirar as embalagens. Só que cheirar não ia garantir a qualidade da fixação do produto. "Farejei" um cheiro ótimo e disse:

- Mãe experimenta esse aqui!

Ela tentou ler a embalagem e não deu, claro. Cheirou a tampa e curtiu a fragrância. Pediu para eu colocar em sua mão. Caprichei...

O treco melou todo e não espalhava direito e nem era absorvido! Que raio de hidratante era esse? Não era hidratante: era shampoo! Tadinha e nem tinha onde lavar as mãos!

Desce o pano!

Um comentário:

Saulo disse...

Nossa... ele está a cara do Dindo! Saudades!