28.9.12

Leste Europeu por ela (Vadovice)



Leste Europeu por Ruth Amorim

Polônia – Vadovice

Manhã de 6ª feira, 3/8, e todos já estávamos no ônibus às 8h em ponto, pois a viagem seria longa até a cidade do papa João Paulo II. Seu nome de batismo é Karol Wojtyla e a cidade de seu nascimento, Vadovice. Tivemos que ter duas paradas técnicas obrigatórias e na 2ª delas, foi para almoçar. O lugar chama-se Donovaly (na Eslováquia, ainda, caminho para a Polônia). Pedi pizza e suco de laranja. Era um lugar pitoresco, cheio de flores e bom gosto. Muitos carros estacionados, acredito que para almoçar também. Muita alegria de todos.

Em Vadovice, Robert, o motorista, cedeu à direção para o colega, Martin, pois precisava visitar a família Polonesa. A nossa guia apresentou-se a nós, falando bem o Português e dizendo que vai sempre ao Brasil levando turistas. Citou: Paraná, Porto Seguro, Amazonas, Parati e Rio de Janeiro. Como é interessante este mundo globalizado, como podemos imaginar que em lugares tão distantes de nós, com culturas tão diferentes, encontramos pessoas interessadas em falar a nossa língua!

O nome da nossa nova guia é Marta. Ela nos mostrou Vadovice com todos os seus lugares pitorescos e interessantes. Concentrou-se na Igreja Matriz do Papa, a casa em que ele nasceu e viveu, fazendo ali o curso primário e secundário e depois mudou com seu pai, já aposentado do exército, para Cracóvia. Sua mãe já havia falecido. Ele foi concluir seus estudos e definir o que seguir na vida e então ao invés de escritor, escolheu a carreira religiosa. Era um jovem que gostava dos esportes, principalmente esquiar. Tornou-se padre, bispo, cardeal e depois Papa.

A guia falou muito bem do jovem Karol, que dizia que amava muito a sua cidade e gostava muito de um bolo chamado mil folhas.  Vários companheiros e companheiras fizeram questão de provar. Vocês gostaram?

Saindo da cidade do papa, seguimos no ônibus com o Martim para Cracóvia, deixando para trás a Marta, que amanhã nos levará às minas de sal. Estamos todos curiosos! Nosso hotel, em Cracóvia, chama-se ‘Endel.s’ e é muito chique. O banheiro mereceu fotos da Bia! Fomos jantar às 19h30m. Bem em frente ao hotel havia sabem o que? Adivinha!? Um shopping lindo como quê... A mulherada encheu o shopping, umas pra lá, outras pra cá , alguns cavalheiros também foram. Quem tinha cartão se deu bem. A moeda do lugar chama-se Zloty e quem não cambiou, não comprou!

Não posso esquecer de registrar a nossa devocional pela manhã com o pastor João. Ele leu para nós o livro de Jó, capítulo 42: “mudou Deus a sorte de Jó, depois de Jó orar pelos seus supostos amigos que não souberam lhe aconselhar, não tiveram sabedoria para lidar com a questão do pobre Jó sofredor”.

Hoje em dia Deus faz assim conosco também, é só confiar, obedecer e usar a nossa fé. Nosso Deus é cheio de bondade e misericórdia. Pastor João orou conosco. Durante a viagem de Vadovice para Cracóvia, os talentos musicais começaram a se revelar... Momentos de saudosismo, músicas das propagandas antigas...

Vamos dormir e amanhã tem mais, se Deus quiser. Obrigada Daniel por este hotel lindo! Boa noite!

Nenhum comentário: