29.9.12

Leste europeu por ela (Varsóvia)



Leste Europeu por Ruth Amorim

Polônia - Varsóvia

Segunda-feira, 6 de agosto. Está passando ligeiro minha gente! Levantamos um pouco mais tarde, às 7h30m, que bom! Saímos cedo, logo após o café da manhã, e o pastor João começou a nossa hora devocional falando-nos da saída do povo de Deus, os judeus que estavam escravizados no Egito por 400 anos. O povo clamava por libertação ao Deus todo poderoso Jeovah para que os livrasse daquela escravidão. Então Deus ouviu o seu clamor e teve compaixão do povo e providenciou um varão, Moisés, para ser o interlocutor entre Deus e o Faraó . Aquilo que o homem pode fazer Deus não faz, mas dá condições ao homem para fazer bem feito. O povo sairia e iria para a terra prometida. É como nós mesmos, quando saímos das trevas para a maravilhosa luz de Jesus: é muita luta, mas também é vitória.

Nossa guia por nome Ana Shimowisca nos foi apresentada. Muito ativa, bem como muito magrinha, nos levou primeiramente a um lugar de muito verde, muitas flores e lá existe uma estátua do famoso pianista Chopin, filho da terra, que viveu muitos anos em Varsóvia, onde fazia grandes concertos e tinha muita fama. Quando envelhecido e cansado, foi viver na França.

Perto da estátua do Chopin havia um cidadão profissional, que ofereceu para fotografar a turma. E assim o fez levando à noite para o hotel, na hora do jantar, a fotografia que nos ofereceu a 7 euros cada. Muitos compraram, talvez mais para ajudar o cidadão que teve o seu trabalho.

Levou-nos dona Ana pelas ruas de Varsóvia, contando-nos as historias de antes e após a guerra de 1945, onde bravamente os jovens poloneses lutaram fazendo parte da resistência. A cidade foi muito bombardeada, mas verificamos que atualmente está toda reconstruída e está uma cidade linda de se ver. Levou-nos ela até a cidade velha, mostrando-nos os prédios do governo, o comércio e as avenidas.

Despediu-se Ana e fomos almoçar escolhendo um lugar acolhedor com uma sombra gostosa e um vento abrandando o calorão que fazia. Alguns companheiros e companheiras optaram por voltar para o hotel e almoçar lá pelas redondezas. Às 5h em ponto, Robert, o motorista do ônibus, foi nos buscar lá na cidade velha. As comprinhas foram feitas e a lojinha do hotel faturou muito neste dia.

Daniel nos informa que amanhã sairemos por volta de 8h30m, pois teremos umas 7 horas de viagem pela frente: rumo à Alemanha. Então vamos que vamos...

Um comentário:

Saulo disse...

Só para registrar que estou lendo os relatos da viagem, mas aos poucos.