28.9.12

Leste Europeu por ela (Viena)



Leste Europeu por Ruth Amorim

Áustria - Viena
Estradas muito boas, bem cuidadas, paisagens lindas e chegamos a Viena! Fomos hospedados no excelente The Renaissance Wien Hotel. Esqueci-me de dizer que está conosco nesta viagem desde Praga o pastor batista João Morelli, um homem de Deus, tão simpático, que no começo de cada dia nos traz sempre uma reflexão sobre a Palavra de Deus.

Por falar nisto, hoje eu semeei um pouquinho... Coloquei folhetos no vidro retrovisor de vários carros lá Chesky. Sabemos que a Palavra de Deus não volta vazia e lá estava escrito:

“JESUS está Vivo” e “Vós que estais cansados e sobrecarregados, vinde a mim...”

Agora, preciso dormir. O jantar estava bom, só que o bife estava duro e a Eunice fez um grande esforço para cortá-lo e me disse: “Aqui só com uma serra, Ruth!”. Amanhã, último dia do mês de julho, 31, iremos fazer um tour pela cidade de Viena. Depois eu conto.
Hoje, 3ª feira, após o café - que bom! Tinha leite quentinho, o que gosto bastante! - nos fartamos e saímos rumo ao Palácio chamado Schönbrunn, onde foi filmado o famoso “Sissi, a Imperatriz”. Encontramos nos fundos um lindo jardim com arranjos em flores vermelhas deslumbrantes. Lembrei-me dos jardins do Palácio de Cristal, em Curitiba, que também são lindos.

Saímos dali com um novo guia, o Pablo, que fala bem o português. Ele disse que o pai é austríaco, mas que ele nasceu no Uruguai. Ele nos levou a conhecer outro palácio, também muito lindo. Os nobres gostavam muito do conforto e do prazer de ter; quanto mais riquezas, mais poderosos se sentiam. Contou-nos o guia a história do Eugênio, filho de nobres, que tinha o sonho de ser militar. O problema é que era gordo, feioso, de pequena estatura, careca, narigudo, uma figura difícil de ser aceita pela sua sociedade. Mas Eugênio tinha um sonho... E correu atrás dele! Mudou-se para a Áustria e como estavam arregimentando soldados para a guerra, ele foi aceito como mais um soldado para lutar. Daí que Eugênio começou a se destacar de tal modo no meio do seu exército, que foi sendo promovido e ganhando muito dinheiro com suas ideias sábias de como ganhar uma batalha. 

Ele começou a empregar suas riquezas, construindo palácios, palacetes, casas e mansões. Eugênio morreu riquíssimo e deixou sua fortuna para uma sobrinha que ele amava muito e estava no convento. A sobrinha deixou o convento, casando-se com um homem mais novo que tinha o vício do jogo e em 6 anos gastou toda a fortuna da mulher e ainda deixou dívidas para ela pagar. Esta é a história do Eugênio, que serve de lição para nós:

“Não ajunteis tesouros na terra...”

Após fazermos as visitas aos Palácios, retornamos e ficamos no centro de Viena para almoçar e fazermos umas comprinhas. Como é bom fazer compras, como é bom gastar a grana, não é meninas? Após as compras, voltamos ao hotel, onde de banho tomado e roupinha bonita fomos jantar. Após, seguimos para o teatro para assistir uma sessão de músicas lindas - Valsas de Strauss, ópera e dança dos famosos. Foi lindo, parece-me que todos gostaram muito e ainda nos ofereceram uma taça de espumante. Todas as nossas mulheres estavam muito elegantes, capricharam no visual. Os homens também estavam bonitos, elegantes. Quem não foi, perdeu...

Uma pergunta: por que será que o Pablo, nosso guia, estava tão calminho e bonzinho com todo mundo? Valeu Pablo. 

O motorista do ônibus merece o nosso elogio, pois está sendo incansável conosco. Não fala uma palavra sequer, o tempo todo calado, só ouvindo como a coruja... O dia hoje foi muito bom! Esqueci-me de contar que o pastor João Morelli fez a devocional conosco hoje: “Nem deixou de si, saudades”. Foi o cruel Rei Jeorão (Jorão). 

Amanhã bem cedinho vamos partir para a Eslováquia, cuja capital é Bratislava. Vamos que vamos!

Nenhum comentário: