29.9.12

Leste Europeu por ela (Zurique - fm)



Leste Europeu por Ruth Amorim

Suíça – Zurique

Hoje acordamos com dia de sol e o ônibus já nos espera para seguirmos viagem. Gostaria de dar graças a Deus por nos ter guardado ate aqui e nos livrado de todo mal. É surpreendente a nossa companheira Eunice, que tomou à frente e dirigiu uma hora devocional, lendo na revista “No Cenáculo” uma história escrita por uma cidadã russa, cujo assunto foi: ‘cuidando do solo’. O companheiro Zezinho orou por nós.

Ao começar a ler o meu relato do dia, pedi a todos que se houvesse qualquer coisa errada que, por favor, me consertassem. Então, aqui retificando o assunto sobre o Muro de Berlim escrevo: os ocidentais podiam visitar seus familiares na parte Oriental, portanto, tinham liberdade de ir e vir, o que não acontecia com os comunistas.

A nossa viagem de Berlim até Zurique durou mais ou menos 12 horas, com paradas técnicas necessárias. Já no ônibus bem cedinho, tomamos conhecimento do aniversário da Norma Kerr. Foi uma alegria geral, muitos abraços, beijos e parabéns.
O pessoal que fica mais lá atrás no ônibus estava com a corda toda. Começaram um assunto de arranjar casamento e alguém falou que na Austrália tem muito homem e falta mulher. As candidatas se alvoroçaram, inclusive queriam arranjar uma viagem para aquele país e logo disseram que a Marlene teria que ir de shortinho: gargalhada geral! Queriam mesmo era zoar com a Marlene. Muitos de nós tivemos uma noite mal dormida, por isso, após o almoço o cochilo foi muito bom.

O Zezinho apareceu com uma balança que não funcionava e disse que o Carlinhos sentou na balança e foi por isto que ela desmontou. Mexe daqui, conserta ali, o Daniel deu jeito. Arranjaram até uma cola super bonder, pergunto: o que mais falta neste ônibus?

As estradas da Alemanha até à Suíça são boas, muito bem conservadas, e a paisagem, quando estávamos acordados, sempre deslumbrante. O jantar, que começou às 20 horas, foi em homenagem à aniversariante Norma, que saiu oferecendo a todos um vinho delicioso. Cantamos os parabéns e notamos que ela estava muito feliz.

Amanhã, sábado dia 11/8, visitaremos Zurique. Compras eu nem sei, pois as malas não suportam mais nada. Sei que vamos encontrar coisas ótimas, mas... Como carregar!? Sabe companheiros estamos quase no fim da nossa inesquecível viagem. Domingo, às 16 h, é rumo ao Brasil, ao nosso lar doce lar. Obrigada Deus, até aqui o Senhor nos ajudou e por isto estamos alegres. Boa noite.

Espera ai, já ia me esquecendo: precisamos registrar que no mês de agosto temos outras aniversariantes. Além da Norma, temos a Roméria, a Nazareth, a Ruth, a Cleri e a Juliana. Quantas companheiras do mês de agosto, todas se sintam abraçadas e parabenizadas por mais um ano de vida.

***
O nosso hotel chama-se Suwissotel Zurick e fica num lugar muito bom, com um comércio razoável para compras.  O bonde 11 nos deixa na porta do hotel, depois de rodar a cidade toda. Amanhã, 12/8, teremos que colocar nossas malas no corredor às 11h30m e o café da manhã ficará à nossa disposição até às 12h.Estamos agendando umas programações, já que iremos para o aeroporto só às 16h. O bonde 11 não nos escapará!

O dinheiro dos Suíços é o Franco Suíço, que vale + ou – igual ao euro. Hoje sábado, dia 11/8, saímos às 9 h no ônibus. A guia Elizabeth nos levou a diversos pontos da cidade, foi bom porque ficamos conhecendo o centro da cidade. Visitamos a Igreja de Zwinglio, uma figura extraordinária do Protestantismo no século 16.  Quase toda a cidade era constituída de protestantes, mas atualmente as pessoas estão céticas, não vão mais às Igrejas e até rejeitam as causas do Cristianismo.

No centro da cidade, na parte da tarde, havia uma festa parecida com o carnaval do Rio de Janeiro, com fantasias, perucas coloridas, jovens bebendo e fumando. A cidade é bonita, tem um rio que a corta chamado Limmat. Vimos flores por todos os lados.

No jantar de hoje, tudo estava muito bem, mas a sobremesa não chegava. Perguntou-se ao garçom e ele explicou que não teríamos sobremesa. Antonio Carlos imediatamente providenciou um docinho: pegou uma barra de chocolate e dividiu entre 32 pessoas. Sentiram por acaso o gostinho do chocolate?

No domingo pela manhã alguns companheiros e companheiras estão pretendendo ir a uma Igreja Reformada, cujo culto começa as 10 h. Então aguardemos as novidades... No sábado, Eunice dirigiu a parte devocional e a nossa irmã Lina orou por nós.

Agora, chegou a hora de irmos para o aeroporto... A guia nos acompanhou e foi muito útil, pois o check-in estava complicado. Com a demora para a hora do embarque, a Bia distraiu o pessoal imitando o Roberto Carlos, e arrancou  muitas gargalhadas. Muitas horas no avião e cá estamos nós chegando ao Tom Jobim, com as nossas malas pesadas, mas o coração ardendo de felicidade.

Até próxima!

2 comentários:

Thais disse...

Bia,descobri de onde vem sua "veia" de escritora... de tia Ruth!! rsrs,
ela é uma ótima relatora!! rsrs

Bibi disse...

hehehe ah, vá! Não sabia? ...