3.10.12

NEWS / Job

Então... Eu também costuro para fora! hahahahaha 
Bem, é quase isso! Eu escrevo profissionalmente para assessorias de imprensa, além de revistas/jornais. Outro dia me deram a tarefa de descrever vida e carreira do fotógrafo Kadu Niemeyer em uma lauda. Nos encontramos e conversamos. Era preciso apresentá-lo de forma resumida e profissional e então o resultado seguiria para vários veículos de comunicação e afins - com os fins que a assessoria pensar. Ficou assim (vejam se gostam e me digam!):



Elementos em conjunto criam linhas, sombras, curvas e cores que se encaixam graficamente alcançando um efeito tantas vezes abstrato e plástico. O desafio é despertar a atenção do olhar para o detalhe, o diferencial que se distingue de tudo e do todo. Fotografar arquitetura é a especialidade de Kadu Niemeyer.

Aos 17 anos, Kadu iniciou sua carreira por influência do avô famoso, o gênio da arquitetura Oscar Niemeyer. Ao ficar ainda mais perto de seu ídolo e referência pessoal, o fotógrafo pode registrar de forma profissional, mas também profundamente emocional, o grafismo expresso em criações únicas de seu avô, celebradas pelo mundo inteiro, e também de outros profissionais do segmento. “Numa foto de arquitetura tenho que revelar um olhar que ressalte o ponto diferencial, a curva em sua beleza exata", conta Kadu Niemeyer.

O infinito leque de possibilidade proporcionou uma trajetória profícua. Com estúdio no Rio de Janeiro, Kadu teve a oportunidade de exercitar seu talento não apenas em fotos de arquitetura, seu carro-chefe, mas também em outros estilos como arte, mobiliário, produções artísticas e publicitárias, projetos imobiliários, interiores, programação visual, entre outros temas.

Durante a carreira, teve a oportunidade de participar de importantes exposições internacionais, levando seu trabalho para países como Bulgária, França, Portugal, Itália e Japão. Além, é claro, de expor a grandiosidade do talento do avô brasileiro em inúmeras mostras pelo Brasil. Kadu Niemeyer também contribuiu para vários acervos e imprimiu a sua arte em diversas publicações e catálogos especializados.

Atualmente, o foco de sua energia está voltado para uma direção específica. Há três anos, surgiu a ideia de prestar uma homenagem definitiva ao avô, que gerasse emoção e reunisse num mesmo projeto arte e afetividade. Assim nasceu o livro Curvas, no qual 25 personalidades femininas de expressão nacional posaram para as lentes de Kadu Niemeyer em um ensaio baseado no texto de Oscar Niemeyer chamado “Ângulo reto”.

As mulheres clicadas, entre elas Angélica, Cléo Pires, Ana Furtado, Luana Piovani, Letícia Spiller, Nathalia Dill, Gloria Maria e Isabeli Fontana, representam os desenhos dos corpos femininos criados pelo único arquiteto modernista vivo no mundo que, aos 102 anos, nunca os divulgou. “A obra é a visão de um neto fotógrafo, que transformou o sonho em livro e as formas em curvas”, conta Kadu. "Oscar sempre foi um artista completo, não há dúvida. Era preciso eternizar com mais emoção e menos técnica a nossa parceria de uma vida inteira. E ele está muito feliz e empolgado com o projeto. Para mim foi um privilégio poder reunir no livro-homenagem, o material artístico de um gênio".

Nenhum comentário: