14.5.13

Minha mãe tem um jeito de ver a vida que não me é fácil de compreender (mas me faz pensar!)

Minha mãe tem um jeito estranho de ver a vida. Ok, vou tentar reformular. Minha mãe tem um jeito de ver a vida que não me é fácil de compreender. Talvez essa segunda sentença coloque a perspectiva da visão mãe/filha de uma maneira mais justa - mediante o choque natural de gerações. 

Isso tudo para dizer que hoje, depois de muitas tentativas frustradas, ela conseguiu colocar o videocassete para funcionar. Sim, temos DVD que ela usa com muito mais frequência, daí a dificuldade de lembrar como funcionava o VCR. O motivo do empenho era ver a fita/tape que gravaram quando eu fiz 15 anos (boring!). Até ai, você que acompanha o raciocínio, vai pensar: "nada demais"!

Continuando... Minha mãe queria ver a fita/tape dos meus 15 anos para saber quantas pessoas que estiveram na minha festa já morreram. Meu pai, inclusive. E pior: ela foi assistindo e foi fazendo uma lista! Mórbido seria se isso causasse tristeza ou depressão. Não. A nossa visão em relação à morte não tem nada de depressiva. Claro, há saudade sim, dói também, mas há muito mais uma espécie de conformidade que vai suavizando (que não tem nada a ver com conformismo). No fundo ela deve pensar que o tempo está passando de forma mais justa para ela, que ficou. Será? Não sei. Minha mãe tem um jeito de ver a vida que não me é fácil de compreender. 

Eu sou de dentro para fora e ela é de fora para dentro. Oposto complementares. E também: acho que por mais que a gente (filho) se esforce para chegar a uma compreensão, os cabelos brancos da mãe da gente sempre vão esconder qualquer coisa do passar do tempo que nos será oculto até a gente chegar lá. Onde quer que lá seja. Uma sabedoria quase inata, in natura, ofertada por esse tempo que ela vê passar de uma forma única. Minha mãe tem um jeito de ver a vida que não me é fácil de compreender. Mas o seu jeito me fornece histórias e me faz pensar. E já chegou o dia em que essas palavras me vieram a mente: bem que minha mãe dizia... Mesmo que ela ainda diga! Graças a Deus!

4 comentários:

leticia disse...

querida bia, texto lindo sobre sua mae e claro, sobre a vida e seus ensinamentos. adoro seus escritos, principalmente se falam do coracao, como geralmente sao. mil beijos para vc e sua mae. com carinho leticia lobo.

Saulo disse...

"Coisas de Ruthinha"!

Bibi disse...

Leticia linda!

Bibi disse...

Saulo, o bordão não mudou! Coisas de Laurinha!