5.6.13

'Everwood' me tirando do lugar comum. (Sair da Zona de Conforto)

Foto: Marcos Serra Lima / Nathália Rodrigues em um ensaio lindo que fiz para o EGO


Mudanças na minha vida e tempo para pensar. Cadê que a gente consegue colocar o pensamento em ordem? São muitas questões, indecisões e dependências. Tudo parece inconstante e rarefeito. Então, um programa de TV, que você escolhe para distrair a mente, acaba lhe fornecendo o fio condutor necessária para dar êxito a arrumação da bagunça interna. Voltei a ver "Everwood", uma série antiga, dos meus tempos de logo-após-a-adolescência. Um dos personagens tem um pensamento profundo.. Profícuo... 'Germinante'. Antes eu achava que a coisa mais difícil que a gente tem que encarar na vida é a mudança de hábitos. Hoje, à frente dela (e até junto com ela), vem o sair de sua zona de conforto. Pensemos...

 "Quanto mais as coisas mudam, mais elas ficam do mesmo jeito. Não tenho certeza quem foi a primeira pessoa que falou isso. Provavelmente Shakespeare, talvez Sting. Mas no momento, é a melhor sentença que explica a minha falha trágica: minha incapacidade de mudar. Eu não acho que estou sozinho nisso. Quanto mais conheço outras pessoas, mais percebo que é uma falha de todos.  Ficar exatamente do mesmo jeito enquanto for possível, completamente parado. De algum modo nos sentimos melhor. E se você está sofrendo, ao menos a dor é familiar, porque se você perder esse pingo de fé, sair do casulo, fazer alguma coisa inesperada... Quem sabe quais outras dores podem estar nos esperando lá fora? Há chances de que poderiam ser piores. Então você mantém o status quo, escolhe a estrada já viajada e isto não parece tão ruim, não tanto quanto as suas falhas. Você não é viciado em drogas, não está matando ninguém... Talvez só você mesmo um pouco. Quando nós finalmente mudamos algo, não acho que acontece como um terremoto ou explosão, onde de repente já somos essa pessoa diferente. Eu acho que é algo menor que isso. O tipo de coisa que a maioria das pessoas nem nota a menos que olhem bem de perto. O que, graças a Deus, ninguém faz. Mas você percebe. Dentro de você aquela mudança parece imensa e você espera que seja... Que esta seja a pessoa que você tenha que ser para sempre. Que você nunca tenha que mudar de novo."

Nenhum comentário: