8.12.13

Denúncia!

Li um relato feito pelo Professor Xéu, que na realidade é uma DENÚNCIA. Compartilho aqui com vocês, porque achei surreal e importante divulgar...

*** 
Descobri, infelizmente, esta madrugada, que se você precisa de um atendimento emergencial público (SAMU), pode estar fadado ao sinistro. 

Estava conversando com um amigo pela webcam via Skype, quando ele começou a sentir fortes dores de cabeça e desmaiou. Pouco tempo depois recobrou os sentidos e sentiu fortes enjoos e foi vomitar. Continuou sentindo-se mal e com dores no peito. 

Desesperado, tentei ligar para o SAMU do estado dele (SP), mas nem por fixo ou celular era possível completar a ligação. Então liguei para o SAMU do Rio, o qual me informou que os sistemas não são interligados, que não poderiam entrar em contato com outro estado da federação e que nada poderiam fazer por ele. 

Tentei achar uma página online de atendimento do SAMU, mas o mesmo não possui. Consegui descobrir um telefone de número fixo, que não o 192, na página da prefeitura de seu município. Ao ligar pra lá, atendeu, segundo a própria, uma segurança de nome Isabel, que disse que nada poderia fazer também, pois ali era a portaria do órgão e que eu continuasse tentando ligar para o 192. Informei que me encontrava em outro estado e por isso a ligação não completava. Nem assim ela se sensibilizou.

Orei a Deus para que protegesse meu amigo. Ele, mesmo não se sentindo bem, disse que esperaria pela manhã para procurar atendimento médico. Adormeceu. Esta manhã conseguiu ir ao médico, ainda debilitado. (Ele teve uma violenta crise de estresse, mas imagina se fosse um derrame?)

É assustador você assistir a alguém passando mal pela câmera do Skype e ficar impotente, pois os órgãos de assistência não possuem um número que possa ser acionado de outro estado. Vivemos numa época em que as distâncias estão encurtadas pela tecnologia, mas os órgãos de socorro estão no meio do século passado.

6 comentários:

Bela Campoi disse...

Eu faria de outro jeito: entraria em contato com um amigo do amigo na mesma cidade pra pedir ajuda ou algo do tipo. Às vezes se espera muito das instituições. O autor poderia ter dado o nome da cidade... fiquei curiosa...rss..

Elton Sipião O Anjo das Letras disse...

É uma vergonha, como o Brasil é ainda um país atrasado em muitos aspectos. E essa instituição o SAMU,alguém precisa avisar a quem administra ela que estamos em pleno século XXI. A idade média acabou faz tempo. Agora sei porque chamastes de surreal essa história. Quase não dá para acreditar nela. Mas em se tratando de Brasil tudo é possível.

Bibi disse...

Bela,
Se o autor não ligou para um amigo do amigo, pode ter certeza de que não tinha como ligar. Meu amigo é esperto e super esclarecido. Mas acho meio bizarro a gente não ter um esquema tipo o 911 americano...

Bibi disse...

Elton! Que bom que vc deu sinal de vida! Achei que não estava mais passando por aqui! Que bom que não desistiu!
Tem coisas que o nosso país poderia fazer muito melhor do que faz. Eu acho. Não faltam meios ou capacidade, falta boa vontade e honestidade. Falei!

Bela Campoi disse...

Sim, Bibi de acordo, plenamente. Por outro lado, os americanos não tem o nosso SUS. Já viu Scico do Michael Moore? Horripilante o sistema de saúde dos USA. Obama tá brigando pra implantar um sistema público por lá: li na Carta Capital da semana... Bjooo.

Bibi disse...

Beloca, sem dúvida! Se pudesse, também colocaria no pacote de denúncias o sistema americana de saúde. Qdo morava lá, amigo meu gastou 700 dolares para ficar 4 horas na sala de espera e tomar um antiácido para dor de estômago. Não é fácil, né?